O Pacto Global da ONU no Brasil promove nos dias 14 e 15 de setembro o evento SDGs in Brazil, no Delegates Dining Room, dentro da Sede da ONU em Nova York, às vésperas da semana da Assembleia Geral das Nações Unidas, para debater o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS, SDG em inglês) por meio de iniciativas de empresas, além de outros temas ligados à Agenda 2030, como direitos humanos, meio ambiente e governança. O SDGs in Brazil vai contar com a presença de mais de 300 convidados, entre altas lideranças dos setores público e privado, representantes de organizações, formadores de opinião globais e líderes internacionais do Pacto Global, entre outros.

Conhecida por destrinchar e traduzir o universo dos negócios e da inovação, a jornalista Maria Prata é uma das jornalistas convidadas-nela ONU para entrevistar alguns dos mais conceituados nomes ligados à causa.

No dia 14, no painel “Biodiversidade, a verdadeira riqueza do Planeta”, Maria entrevista Peter Houliham, cientista, explorador e fotógrafo inúmeras vezes premiado por seu trabalho audiovisual pela preservação de florestas. Ao lado dele, Pedro

Harting, Diretor Executivo do Instituto Alana. Em seguida, na mesa “Floresta em Pé: como as comunidades podem colaborar para uma Amazônia sustentável”, o ex-madeireiro e líder comunitário Roberto Brito de Mendonça e Luciano Huck conversam com Maria sobre a surpreendente história de vida de Roberto, que começou a desmatar a floresta aos 12 anos, ensinado pelo pai e pelo avô, e hoje recebe turistas do mundo inteiro em projetos pela preservação da mesma área em que derrubava as árvores.

No dia 15, Maria entrevista o investidor anjo, filantropo e empresário indiano Shiv Khemka. Em seguida, fecha o dia com uma conversa com Jonah Smith, vice-presidente de ESG da IBM.

MARIA PRATA

Considerada uma das 500 pessoas mais influentes da moda global pela plataforma The Business of Fashion, Maria Prata é jornalista especializada nas áreas de moda e inovação. Foi editora de moda da revista Vogue de 2005 a 2009, ano em que se tornou editora-chefe do canal Fashion TV, produto da Turner/Time Warner. Em 2011, foi responsável pela implantação, no Brasil, da revista Harper’s Bazar, da qual foi diretora de redação. Na Globo News, assinou o projeto editorial do novo formato do programa Mundo S/A, que apresentou e foi editora-executiva de 2014 a 2019. No canal, atuou também como comentarista dos programas Estudio l e Edição das 10h. Maria é hoje Diretora de Conteúdo do Iguatemi Daily, braço editorial da Iguatemi S.A., e produz conteúdo para suas redes sociais – o formato O Brasil que dá Certo, em que fala sobre empreendedorismo, ganhou em 2022 o Prêmio SEBRAE de Jornalismo.

Maria Prata é hoje Diretora de Conteúdo Iguatemi Daily, braço editorial da Iguatemi S.A.

A plataforma, que envolve redes sociais e uma grade fixa de podcasts, virou referência de mercado ao investir no que vem sendo chamado de brand journalism, nova vertente de produção de conteúdo de marca que vai muito além do produto, levando informações de tendências e comportamento para os consumidores.