
O Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA), organização sem fins lucrativos, e a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed) promovem, em 2020, um programa que oferta qualificação profissional concomitante ao ensino fundamental para alunos de 18 a 29 anos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é proporcionar aos alunos um conjunto de conhecimentos que lhes permita participar de forma efetiva dos espaços econômicos, políticos e sociais. A iniciativa pretende, através da compreensão dos fundamentos técnico-científicos dos processos produtivos, ajudar os estudantes a relacionar a teoria do ensino com a prática profissional. O projeto começa em Fevereiro, no início do ano letivo.
Os alunos serão matriculados pela Semed na Escola Municipal Stephânia de Carvalho, no turno vespertino. É a primeira vez que o município oferece formação de jovens e adultos nesse horário. Além disso, o programa acontecerá durante dois anos, ou seja, quatro ciclos de formação. Já a qualificação profissional dos alunos ficará a cargo do instituto JCA, que oferecerá, no primeiro ano, atividades de sensibilização sobre formação profissional e realizará aproximação entre os alunos e a instituição. No segundo ano, o instituto vai capacitar, gratuitamente, os estudantes no projeto Oficina do Ensino, com formação em Elétrica e Refrigeração.
“Estamos ampliando uma parceira bem-sucedida de quatro anos com a Semed com um projeto muito importante, que é a Educação de Jovens e Adultos. O IJCA segue em seu esforço de proporcionar oportunidades e fomentar a capacidade de escolha dos estudantes, contribuindo para seu futuro profissional”, destaca Maysa Gil, coordenadora executiva do IJCA. “É preciso motivar o jovem e o adulto a concluírem os estudos e se prepararem para o futuro. Essa visão pode mudar o cenário atual, com muitos alunos abandonando a escola para ingressar no mercado de trabalho”, comenta.
”São muitos os motivos que fizeram estes jovens e adultos não concluírem seus estudos. A maioria passa pela questão da necessidade de trabalho. Na nossa sociedade, o trabalho é algo muito maior que somente ter renda para sobreviver. São valores, sonhos, projetos e, sobretudo, realização envolvidos. A EJA Profissionalizante vai muito além de oferecer somente uma oportunidade de emprego num mundo globalizado, pois resgata a possibilidade de sonhar e se capacitar para viver os desafios atuais da vida em sociedade”, relata Júlio Vidal, coordenador de Projetos da Semed. ”A urgência de apresentarmos caminhos para cerca de 300 mil habitantes que ainda não concluíram o Ensino Fundamental em São Gonçalo torna este projeto prioridade de instituições como o IJCA, que contribui com políticas públicas com base nas necessidades e prioridades da região em que está inserido”, afirma.
Em 15 anos, o Instituto JCA já impactou positivamente as vidas de 3000 jovens com origem popular. Os principais programas permanentes do instituto são o Fortalecendo Trajetórias e o Oficina do Ensino, que também contam com a parceria do Semed. O primeiro tem como objetivo dar aos jovens, com idades entre 13 e 18 anos, a oportunidade de uma boa formação no ensino médio, como forma de capacitá-los a ingressar e cursar boas faculdades, com valores fortes e autonomia intelectual para a construção de belas trajetórias de vida. Já o Oficina do Ensino atua na qualificação profissional para gerar oportunidades para jovens, entre 18 e 29 anos, no desenvolvimento de competências para o trabalho e ampliação das oportunidades de inserção profissional digna.
Com apoio da Semed, o Movimento TAMOJUNTO mobiliza, anualmente, mais de 2 mil jovens, a partir da identificação de oportunidades na transição do ensino fundamental para o ensino médio, buscando provocar e fomentar ações que qualifiquem a educação em seus territórios. Em 2019, o movimento realizou no campus da UERJ, em São Gonçalo, o I Seminário Intersetorial para Valorização da Educação Pública, com as participações de 300 profissionais.
IJCA
O IJCA é um investimento social familiar, fundado em 2004, que leva o nome de seu fundador, um importante empresário do setor de transportes. Uma organização que acredita na educação como instrumento para a transformação social por meio da emancipação de jovens. Em 15 anos, o instituto impactou positivamente as vidas de 3000 jovens com origem popular, a partir do investimento no protagonismo e do estímulo à criação para a concretização de sonhos e projetos.