Movimento Pinte o Hexa aposta em música inspirada em samba-enredo e abre desafios no TikTok e YouTube rumo à Copa de 2026.
O Movimento Pinte o Hexa foi lançado como uma corrente popular, musical e digital que mistura Carnaval e futebol. A proposta convida o país a cantar, dançar e torcer pelo hexacampeonato mundial. Além disso, a mobilização começa no Carnaval e segue até a Copa do Mundo de 2026.
Inspirado na força dos sambas-enredo, o movimento criou uma música para impulsionar a campanha. Segundo a divulgação, a ideia é mobilizar milhões de brasileiros em um sentimento comum. Dessa maneira, o projeto busca levar o clima de arquibancada e avenida para o ambiente digital.
Dois concursos com premiação
Para ampliar o alcance da canção, o Pinte o Hexa lançou dois concursos abertos ao público, com prêmios em dinheiro. O primeiro é o Desafio TikTok #PinteoHexa, que convida qualquer pessoa a gravar vídeo cantando, dançando ou interpretando a música. Em seguida, o participante deve publicar o conteúdo na plataforma com a hashtag oficial.
Segundo as regras apresentadas, o vídeo mais visualizado no TikTok recebe prêmio de R$ 2 mil. Já o Desafio Cantor ocorre no YouTube e é voltado para cantores, músicos, bandas, blocos e artistas independentes. Dessa forma, os participantes publicam suas versões da música em seus canais.
No Desafio Cantor, o vídeo mais visualizado recebe R$ 3 mil, segundo o movimento. A proposta aceita diferentes estilos, como samba, pagode, sertanejo, frevo, forró, rock, gospel, coral, bateria e bloco de rua. Assim, o projeto reforça a ideia de participação ampla e diversidade musical.
Proposta e objetivo do movimento
De acordo com o movimento, a meta é criar um engajamento contínuo e nacional. A iniciativa descreve a dinâmica como uma torcida prolongada, do Carnaval até 2026. Além disso, o projeto se posiciona como aberto ao público em geral.
“A ideia é profundamente brasileira: música, torcida e participação popular. É uma corrente pra frente de 214 milhões de brasileiros, aberta a todo mundo”, explica Mario Avelino, presidente do Instituto Doméstica Legal, um dos autores da música e criador do movimento.
Mario Avelino afirma que o movimento aposta na força da cultura brasileira para transformar torcida em mobilização. Ele também diz que a música pode virar uma bandeira nacional. Por fim, o Pinte o Hexa informa que as orientações completas estão no site oficial do projeto.
“Com espírito popular e participativo, o Pinte o Hexa aposta na força da cultura brasileira para transformar a torcida em movimento e a música em bandeira nacional”, finaliza.

A música está disponível no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=TV7tS4kBbB0). A ideia é mobilizar milhões de brasileiros em um só sentimento.
Informações pelo site: www.pinteohexa.com.br
