Escola de Vendas da MRV já capacitou mais de 8 mil corretores e acelera a primeira venda no mercado imobiliário.
Crescimento do setor e necessidade de qualificação
O Fórum Econômico Mundial projeta que 59% dos profissionais do mundo precisarão de requalificação até 2030. Além disso, indica que a construção civil está entre os setores com maior potencial de geração de empregos. Dessa forma, o mercado tende a se tornar mais competitivo e exigente.
A qualificação profissional interessa também às empresas, que veem impacto direto nos resultados. A MRV, maior construtora da América Latina, investe no desenvolvimento de funcionários e parceiros. Em 2022, a companhia lançou a Escola de Vendas, plataforma de ensino a distância voltada para corretores e promotores credenciados.
Plataforma EAD com trilhas práticas
A Escola de Vendas oferece mais de 30 cursos livres sobre temas como crédito imobiliário, marketing digital, gestão do tempo e educação financeira. Além disso, inclui conteúdos de inteligência emocional e outras habilidades comportamentais. As aulas se organizam em trilhas que combinam etapas teóricas e práticas.
As trilhas unem aulas online, atividades presenciais nas lojas e encontros ao vivo com analistas de desenvolvimento humano. Assim, o corretor recebe orientação em todas as fases da venda, da prospecção ao pós-venda. Um corretor coach acompanha o iniciante, tira dúvidas e apoia sua evolução profissional.
Mais de 8 mil profissionais formados
A Escola de Vendas já capacitou mais de 8 mil profissionais e soma cerca de 13 mil cursos concluídos. A corretora Caroline Azevedo, de 34 anos, está entre os participantes. Ela migrou do setor bancário para o mercado imobiliário neste ano e dedicou os primeiros meses à formação.
“O conteúdo do curso é bem extenso e consegui tirar todas as minhas dúvidas. Como nunca tinha trabalhado no ramo imobiliário, a Escola me ajudou bastante nessa jornada. Aprendi a forma correta de abordar o cliente, que é bem diferente de outros produtos que eu já tinha vendido. Além disso, me mostrou a importância de investir na capacitação”, afirma Caroline, corretora autônoma credenciada pela MRV.
Trilha inicial e aprendizado contínuo
O relatório do Fórum Econômico Mundial aponta a curiosidade e o aprendizado contínuo entre as dez habilidades mais demandadas até 2030. Na Escola de Vendas, o profissional acessa diversas disciplinas, mas inicia pela trilha inicial. Essa etapa tem 44 horas de treinamento, equivalente a cerca de 10 dias.
Na trilha inicial, o conteúdo aborda produtos MRV, políticas de crédito, ética, integridade e práticas comerciais. Embora a participação não seja obrigatória, mais de 80% dos novos profissionais aderem ao programa. Dessa maneira, a empresa estimula uma cultura permanente de desenvolvimento.
Menor rotatividade e venda mais rápida
Os resultados mostram impacto direto na retenção e no desempenho das equipes. A rotatividade média entre novos profissionais é de 11,7%. No entanto, entre aqueles que concluem a trilha inicial em até 90 dias, o índice cai para 6%.
Além disso, os corretores que passam pelo treinamento realizam a primeira venda em média oito dias antes dos demais. Dessa forma, a formação acelera o retorno para o profissional e para a empresa. O programa fortalece a preparação para um mercado imobiliário mais competitivo.
Capacitação estruturada no setor imobiliário
“A Escola de Vendas é uma das plataformas de capacitação mais estruturadas do setor imobiliário. Ela oferece todo o suporte necessário para que o corretor chegue ao mercado preparado, com domínio sobre vendas do mercado imobiliário, políticas de crédito, informação sobre diferenciais dos produtos, integridade nas negociações e muito mais. É uma formação completa e que está em constante atualização”, afirma Thiago Ely, diretor Executivo Comercial e Marketing da MRV&CO.
Sobre a MRV
Com 46 anos de mercado, a MRV integra o grupo MRV&CO e tem o propósito de construir sonhos que transformam o mundo. A empresa é considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina. Seu foco está em empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis.
A companhia já entregou mais de 500 mil chaves e atende um público que busca a realização da casa própria. Hoje, mais de 1,6 milhão de pessoas vivem em um imóvel construído pela MRV. Dessa maneira, a construtora consolida sua presença em todo o país.
