Animale lança 7ª edição do Animale Vintage com parceria Ventana, arrecadando peças e revertendo renda para mulheres em vulnerabilidade social.
Moda circular em ação
O Animale Vintage, plataforma de moda circular da Animale, promove sua 7ª edição e convida clientes a participarem de uma transformação consciente. Cada peça doada não é apenas uma roupa, mas uma história que ganha um novo ciclo, conectando passado, presente e futuro por meio de práticas sustentáveis. Desde 2018, o projeto já arrecadou mais de 675 mil peças e cerca de R$ 500 mil destinados a iniciativas sociais.
Parceria inédita com a Ventana
Nesta edição, a Animale estreia uma colaboração inédita com a Ventana, marca brasileira de upcycling criada por Gabrielle Pilotto. A parceria dará vida nova a peças icônicas da Animale, que serão reinterpretadas por meio do upcycling, com criações exclusivas vendidas em evento especial na loja da marca.

Como participar
Durante setembro, a Animale convida seus clientes a doarem roupas femininas usadas, em bom estado e de qualquer marca. As peças passam por um processo de curadoria e são revertidas em créditos para a nova coleção. Parte das doações será destinada a seis instituições parceiras: Donas de Si, Redes da Maré, Providenciando, Gerando Falcões, Instituto Angélica Goulart e Costurando Sonhos.
As peças icônicas da Animale integrarão o Vintage Shop, evento de venda em outubro em lojas selecionadas, com toda a renda revertida para o Lab de Moda do Instituto Donas de Si.
Impacto social e histórico do projeto
Mais do que moda, o Animale Vintage é um compromisso com o consumo responsável e com a valorização das histórias de cada peça. Na edição de 2024, foram coletadas 146,9 mil peças em 64 lojas, com 72.804 peças doadas a nove projetos sociais e R$ 160 mil integralmente revertidos ao Lab de Moda do Instituto Donas de Si, no Morro dos Prazeres, no Rio de Janeiro.
“A colaboração com a Ventana reforça nossa visão de que a moda pode e deve ser um espaço de inovação consciente. Reinterpretar peças icônicas da Animale por meio do olhar criativo da Gabrielle Pilotto é uma forma de celebrar nossa história, ao mesmo tempo em que ampliamos seu ciclo de vida e criamos algo totalmente novo e único para nossas clientes”, afirma Juliana D’auria, diretora de marketing da Animale.
Sustentabilidade e valorização feminina
A 7ª edição do projeto reafirma o propósito da Animale de colocar a moda no centro da inovação e responsabilidade socioambiental, agora ampliado pela parceria com a Ventana e pela valorização do upcycling como etapa essencial do processo.
“Cada peça que volta às lojas carrega uma história e a chance de gerar transformação. Essa iniciativa une impacto social e sustentabilidade e reforça o propósito da Animale: exaltar a potência da mulher com uma moda mais limpa, justa e ética“, comenta Débora Banov, Head de Gente, Gestão e Sustentabilidade da Animale.
Sobre a Animale
Fundada em 1991, a Animale é uma das marcas mais icônicas da moda brasileira, reconhecida por sua estética sofisticada, feminina e atemporal. Parte do grupo AZZAS 2154, a marca combina design autoral e riqueza de materiais, criando peças que transitam entre sofisticação e contemporaneidade. Presente em lojas próprias, e-commerce e multimarcas, a Animale continua se reinventando, consolidando-se como referência de estilo e vanguarda no cenário nacional.