No próximo domingo, 17 de agosto, o Estádio Nilton Santos será palco de uma ação inédita no futebol brasileiro: o treinamento ao vivo do programa Stand Up, promovido pela L’Oréal Paris em parceria com o Botafogo. A iniciativa vai capacitar torcedores a intervir de forma segura contra o assédio em espaços públicos, especialmente nas arquibancadas, onde muitas mulheres relatam se sentir inseguras.
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, casos de importunação sexual aumentaram 48,7% e de assédio sexual cresceram 28,5% no país. Além disso, 40% das mulheres evitam estádios por falta de segurança. Para enfrentar esse cenário, a partida entre Botafogo e Palmeiras terá bandeirões temáticos, faixa de entrada com os jogadores e uma mensagem da cantora Anitta, convidando o público a participar do treinamento transmitido nos telões.

O programa Stand Up foi lançado em 2020, em parceria com a ONG Right To Be, e já treinou mais de 3 milhões de pessoas em 45 países. A metodologia dos 5D’s — Distrair, Delegar, Documentar, Dirigir-se ao assediador e Dialogar — ensina como agir de forma prática e segura diante de casos de assédio. No Brasil, é conduzido pela ONG Cruzando Histórias, com treinamentos gratuitos.
A parceria entre L’Oréal Paris e Botafogo começou em 2024 com ações internas, mas agora avança para alcançar o grande público. “Queremos que o futebol seja um ambiente seguro e acolhedor para todos. Levar essa ação para um estádio é um passo simbólico e transformador”, afirma Maíra da Matta, diretora da L’Oréal Paris no Brasil.