O estilista brasileiro Júlio César será homenageado em novembro pela Jonah Bokaer Arts Foundation, na prestigiada gala “Breaking the Rules”
O estilista brasileiro Júlio César, natural de Mossoró (RN) e radicado nos Estados Unidos há três décadas, será o único brasileiro homenageado na tradicional Gala da Jonah Bokaer Arts Foundation, que acontece em 11 de novembro, em Nova York. O evento, realizado há 25 anos no Cosmopolitan Club, destaca personalidades com impacto nas artes e no design.
Com o tema “Breaking the Rules”, a cerimônia de 2025 celebra figuras que rompem padrões e reinventam seus campos criativos. Júlio César será reconhecido na categoria Design, ao lado de um filantropo e de outro homenageado ainda não confirmado — entre os nomes cogitados, está o empresário Sam Altman, referência em inteligência artificial.

Conhecido por suas criações que exaltam a cultura brasileira, Júlio mantém ateliês em Nova York e Natal, produzindo coleções feitas e fotografadas no Brasil, com modelos brasileiras. “Minha inspiração vem da arte popular brasileira. Tudo nasce dessa conexão”, afirma.

A escolha de Júlio César partiu diretamente de Jonah Bokaer, diretor da fundação, que se encantou com o processo criativo do estilista — das fotografias aos fashion films. Durante a gala, uma performance coreográfica inspirada em suas criações será apresentada, com roupas assinadas por ele e movimentos que incluem capoeira, como forma de traduzir sua moda em arte viva.

Imagens e vídeos das coleções também serão exibidos no evento, com direção visual do fotógrafo Ravaneli Mesquita, parceiro de longa data do estilista.

Além de ser o único brasileiro a colaborar com a Vogue Patterns, Júlio é responsável por figurinos de nomes como Lia de Itamaracá, incluindo a peça usada no Rock in Rio 2024. Sua trajetória inclui projetos autorais com ensaios em cidades como Salvador, Ouro Preto, Vale do Catimbau, São Luís, entre outras.
Para Júlio César, a homenagem representa mais do que reconhecimento individual: “É uma vitória da comunidade brasileira no exterior. Que esse seja um novo começo para o meu trabalho nos Estados Unidos.”