Alex Ferraz

Orquestra Chiquinha Gonzaga fará turnê em Roma

Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga se apresenta em Roma e participa de audiência com o Papa em abril.

Turnê internacional celebra marco diplomático

A Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga fará sua estreia na Itália em abril de 2026. O grupo participará da turnê Conexão Vaticano, entre os dias 23 de abril e 1º de maio.

A agenda integra as comemorações do Bicentenário das Relações Diplomáticas entre Brasil e Santa Sé. Além disso, contará com apoio institucional e patrocínio por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Jovens musicistas representam o Brasil

Formada exclusivamente por meninas da rede pública do Rio de Janeiro, a orquestra reúne 52 instrumentistas. Nesta turnê, 27 jovens participarão da viagem internacional.

Sob regência da maestra Ludhymila Bruzzi, o repertório valoriza grandes nomes da música brasileira. O programa homenageia compositores como Tom Jobim, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Carlos Gomes.

Concertos e audiência no Vaticano

A programação inclui concerto na Sapienza Università di Roma no dia 28 de abril. Em seguida, no dia 29, o grupo participa da Audiência Geral com o Papa, na Praça São Pedro.

Na mesma noite, haverá apresentação na Embaixada do Brasil em Roma, na Sala Palestrina. Dessa forma, a turnê amplia o intercâmbio cultural entre os países.

Participação especial de Flor Gil

A cantora Flor Gil será convidada especial da turnê. A artista já dividiu o palco com a orquestra no concerto realizado no Carnegie Hall, em Nova York, em 2025.

Segundo a diretora-executiva Moana Martins, a participação reafirma a música como instrumento de diálogo, paz e cooperação entre os povos.

Foto: Divulgação

Orquestra Chiquinha Gonzaga fará turnê em Roma
Sair da versão mobile