Desfile-performance “Rio Fashion Show”, da estilista Alessa, une moda, esporte e carnaval na Casa Brasil em Milão durante os Jogos de Inverno.
Moda carioca esquenta os Jogos de Inverno
Um desfile com forte identidade brasileira levou cores, música e performance à Casa Brasil, em Milão, durante os Jogos Olímpicos de Inverno. Idealizado pela estilista carioca Alessa, o RIO FASHION SHOW ocupou a passarela do espaço brasileiro em Milão-Cortina 2026 como uma ativação cultural e de lifestyle que conectou moda, arte, esporte e brasilidade.
Realizado em 17 de fevereiro, data que marcou o encerramento do Carnaval de Veneza, o desfile ganhou um novo formato: uma performance com casting formado por atletas olímpicos e integrantes da delegação do Comitê Olímpico do Brasil (COB), celebrando a diversidade cultural do país.
Da paixão pelo Brasil às passarelas internacionais
A apresentação em Milão marca mais um capítulo da coleção de Alessa que declara amor ao Brasil, lançada inicialmente em um desfile no Cristo Redentor, no Dia dos Namorados do ano passado. O projeto passou pela Semana de Moda de Paris, dentro do Ano do Brasil na França, e retornou à capital francesa em 14 de fevereiro, com show no Grand Palais.
“A Casa Brasil em Milão é a nossa embaixada de celebração e identidade. Ao unirmos a performance dos nossos atletas com moda, gastronomia e música, mostramos que o espírito olímpico do Brasil reflete nosso estilo de vida, nosso design e a alegria do nosso povo”, afirmou Manoela Penna, diretora de Comunicação, Marketing e Valores Olímpicos do COB.
Sustentabilidade, impacto social e performance musical
A criação de Alessa também destacou sustentabilidade e impacto social. Os acessórios carnavalescos foram produzidos em parceria com uma ONG de mulheres do Santuário do Cristo Redentor, enquanto esculturas sustentáveis feitas com material reciclado usaram reconhecimento facial para refletir cores e movimentos inspirados na energia do carnaval carioca.
Durante o desfile, Alessa, carioca de raízes familiares em Roma e tataraneta do alfaiate do papa, também subiu ao palco para cantar canções que dialogam com fé e identidade popular, como “Andar com Fé”, “A Voz do Morro” e “É Hoje”.
Casa Brasil em Milão
A Casa Brasil é uma iniciativa do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e funciona com entrada gratuita de 6 a 21 de fevereiro de 2026, na Casa Degli Artisti (Via Tommaso da Cazzaniga, Corso Garibaldi, 89/A, Milão). O espaço reúne música, arte, gastronomia, embaixadores — ex-atletas — e ativações de marcas e patrocinadores.
A programação e a retirada de ingressos estão disponíveis no site oficial da Casa Brasil, com atividades pensadas para aproximar o público internacional da cultura e do estilo de vida brasileiros.
Sobre Alessa
Formada em design pela Esdi e com mestrado na Central Saint Martins, em Londres, Alessa é conhecida por desfiles ousados que ocupam cenários inusitados como o Pão de Açúcar, supermercado, oficina mecânica, a cozinha do Hotel Copacabana Palace e sua própria casa.
Com uma moda contemporânea, o produto “Made in Alessa” combina design, moda e comunicação. A estilista se define como “Dreamaholic”, reforçando sua vocação para transformar sonhos em experiências visuais e afetivas.
