Alex Ferraz

Companhia do Latão faz temporada gratuita no Rio em fevereiro

Grupo paulista apresenta “Losango Cáqui” no Teatro Vianinha, de 4 a 7 de fevereiro de 2026, com entrada gratuita e retirada pelo Sympla.

A Companhia do Latão, de São Paulo, chega ao Rio de Janeiro para temporada com o espetáculo “Losango Cáqui”. As apresentações acontecem no Teatro Vianinha, no Armazém da Utopia. Além disso, a entrada é gratuita.

O espetáculo estreia em 4 de fevereiro de 2026 e fica em cartaz de quarta a sábado, até 7 de fevereiro, sempre às 19h. A temporada integra o programa Circulação Petrobras e faz parte do projeto Em Boa Companhia, idealizado pela Companhia Ensaio Aberto, com apoio do Ministério da Cultura. Dessa maneira, o grupo participa da programação cultural na cidade com acesso gratuito ao público.

Uma montagem a partir de Mário de Andrade

“Losango Cáqui” é uma montagem poética e coreográfica baseada no livro de poemas homônimo de Mário de Andrade. O autor define a obra como um “diário de três meses”, feito de sensações, ideias, alucinações e brincadeiras. Além disso, os textos abordam o período em que o escritor esteve no exército, reconvocado para manobras militares em 1922.

Segundo a divulgação, os exercícios do quartel são contrastados com paixões e amores, criando uma multiplicidade de “afetos militares”. O espetáculo foi criado para o evento dos 130 anos de nascimento do escritor e, inicialmente, teve apenas três apresentações. Em seguida, voltou a ser apresentado em 2025 como obra autônoma.

Encenação coral e música ao vivo

A montagem é descrita como uma encenação coral, com nove artistas em cena. O trabalho combina coreografias, enunciação lírica e dramas amorosos. Além disso, conta com música ao vivo executada por Lincoln Antonio ao piano.

De acordo com o projeto, “Losango Cáqui” encerra a mostra da Companhia do Latão no Em Boa Companhia. A escolha se deve ao caráter poético, experimental e inventivo da montagem. Dessa forma, a temporada destaca uma encenação dançante e voltada à celebração da vida.

Latão e a obra de Mário de Andrade

O trabalho com Mário de Andrade acompanha a Companhia do Latão desde suas primeiras criações, segundo o material. Entre os destaques, estão experimentos em torno da ópera “Café”, encenada por Sérgio de Carvalho em 2022 no Theatro Municipal de São Paulo. Além disso, o grupo realizou o projeto “Noites de Mário” em 2023, a convite da Biblioteca Municipal Mário de Andrade.

Nesse conjunto de encenações e leituras cênicas, “Losango Cáqui” aparece como um espetáculo autônomo. O retorno em 2025 reforça a continuidade da pesquisa artística do grupo. Portanto, a temporada no Rio amplia o alcance dessa trajetória.

Ficha técnica

Elenco: Ademir de Almeida; Beatriz Bittencourt; Carlos Albergaria; Carlos Escher; Érika Rocha; Gabriel Stippe; Helena Albergaria; Rubens Alexandre

Composição e música: Lincoln Antonio

Direção: Sérgio de Carvalho

Assistência de direção: Maria Lívia Goes

Figurinos: Cássio Brasil

Produção: Corpo Rastreado

Produção no Rio de Janeiro: Companhia Ensaio Aberto

Serviço

Espetáculo: Losango Cáqui

Grupo: Companhia do Latão

Estreia: Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Temporada: De quarta a sábado, de 4 a 7 de fevereiro

Horário: 19h

Local: Teatro Vianinha – Armazém da Utopia (Armazém 6, Cais do Porto, s/n)

Lotação: 200 lugares

Duração: 75 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

Ingressos: Gratuitos, com retirada pelo Sympla

Companhia do Latão faz temporada gratuita no Rio em fevereiro
Foto: Divulgação
Sair da versão mobile