Calvin Klein apoia nova edição do ModaLab+, do Instituto Ecotece, que oferece formação gratuita em moda ética para jovens vulneráveis.
Formação gratuita em moda ética e sustentável
A Calvin Klein participará da próxima edição do ModaLab+, projeto do Instituto Ecotece com financiamento da PVH Foundation. A iniciativa tem foco em jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica que desejam atuar na moda com olhar crítico e transformador. O objetivo é formar novos agentes de mudança para o setor.
O programa terá duração de seis meses, com início em fevereiro de 2026, e oferece 50 vagas gratuitas. A formação inclui aulas e experiências práticas em criação, design, estratégia, comunicação e gestão. Dessa forma, o curso combina conteúdo técnico e desenvolvimento humano.
Conteúdo além do currículo tradicional
A proposta pedagógica vai além dos currículos tradicionais de moda, com ênfase em temas como meio ambiente, trabalho e equidade, consumo consciente, cultura e empreendedorismo. A ideia é conectar estética, impacto social e responsabilidade ambiental. Assim, o ModaLab+ aproxima discurso e prática em moda sustentável.
Além das aulas teóricas, os participantes vivenciarão o universo da moda em atividades práticas e de preparação para o mercado de trabalho. Estão previstas mentorias e contato com marcas e profissionais de referência. O programa inclui rodas de conversa, visitas e encontros com especialistas.
Participação direta da Calvin Klein
A nova edição do ModaLab+ contará com ações específicas envolvendo a Calvin Klein. Entre as atividades, está uma roda de conversa com Fábio Vasconcellos, presidente da PVH e da Calvin Klein no Brasil. Os jovens também visitarão o escritório e a loja conceito da marca.
Funcionários da Calvin Klein participarão ainda de encontros online com os estudantes, compartilhando experiências do dia a dia do mercado. Essas trocas aproximam teoria e prática e ajudam a construir redes profissionais. Dessa maneira, a marca reforça a conexão com iniciativas de formação em moda ética.
Inscrições focam em juventudes periféricas e pouco representadas
As inscrições para o ModaLab+ estão abertas até 8 de fevereiro de 2026. Podem se candidatar jovens de 16 a 25 anos, moradores da cidade de São Paulo e Grande São Paulo. O projeto prioriza participantes oriundos de áreas periféricas e comunidades pouco representadas na moda brasileira.
O público-alvo inclui pessoas negras, LGBTQIAPN+, imigrantes, indígenas e pessoas com deficiência física. A seleção busca ampliar diversidade e inclusão na cadeia de moda. Dessa forma, o programa atua também na redução de barreiras de acesso à formação qualificada.
“Diminuir lacunas de acesso”, diz Instituto Ecotece
Para Julia Toro, presidente do Instituto Ecotece, o ModaLab+ responde a uma demanda urgente de inclusão. “O Ecotece entende que é necessário diminuir as lacunas, levando um conhecimento especializado e latente sobre moda e sustentabilidade para jovens que querem atuar na moda, mas que têm dificuldade de acessar uma formação de qualidade, de modo gratuito”, afirma.
Segundo ela, conectar esse perfil de jovens ao mercado da moda é fundamental para transformar a cadeia de forma estruturante. A proposta une educação, inclusão social e sustentabilidade. Assim, fortalece novos protagonismos em um setor ainda marcado por desigualdades.
Serviço – ModaLab+
ModaLab+ – Instituto Ecotece
Site: ecotece.org.br/modalab
Instagram: @ecotece
Sobre o Instituto Ecotece
O Instituto Ecotece tem como missão viabilizar novas lógicas de produção e consumo, tornando a moda mais ética e circular. Há 20 anos desenvolve projetos socioeducativos e culturais voltados à formação de jovens e apoio a grupos produtivos vulneráveis. A atuação se estende também à gestão ética da produção para marcas de moda.
Ao longo de duas décadas, o Ecotece consolidou-se como referência em iniciativas que conectam moda, educação, inclusão e sustentabilidade. Os projetos buscam promover impacto social positivo em toda a cadeia. Dessa maneira, contribuem para transformar o setor em direção a práticas mais responsáveis.
Sobre a Calvin Klein
A Calvin Klein é uma das principais marcas globais de moda e lifestyle, conhecida por ideais ousados e não conformistas. Fundada em 1968, em Nova York, consolidou estética minimalista e sensual que orienta produtos e comunicação. A marca se apresenta como espaço para múltiplas formas de autoexpressão.
Os produtos combinam design responsável, alto padrão de qualidade e eliminação de detalhes desnecessários. A Calvin Klein fortalece sua presença em plataformas digitais emergentes e campanhas contemporâneas. Desde 2003, integra o portfólio da PVH, que mantém estratégia de crescimento e expansão global de longo prazo para a marca.


