Novo serviço utiliza IA para tornar imóveis mais atrativos, impulsionando vendas e destacando o potencial dos espaços.
Tecnologia transforma o mercado imobiliário
O Arquiteto de Bolso lançou o serviço “Meu Decorado”, que utiliza inteligência artificial generativa para criar ambientações hiper-realistas em fotos de imóveis. Dessa forma, incorporadoras, construtoras e imobiliárias passam a apresentar seus espaços de maneira mais sofisticada, atraindo visitantes e gerando leads qualificados.
Segundo pesquisa da McKinsey, a IA pode gerar até US$ 180 bilhões ao setor imobiliário. No entanto, apenas 19% das imobiliárias brasileiras utilizam essa tecnologia, conforme estudo da Brain Inteligência Estratégica e Abrainc. Por isso, ainda existem muitos anúncios com imagens pouco valorizadas e estilos únicos de decoração.
Personalização e inovação nos ambientes
O novo serviço oferece 30 estilos brasileiros de decoração, criados a partir de um banco de dados exclusivo. Dessa maneira, o consumidor consegue visualizar diferentes possibilidades e escolher o que melhor representa seu estilo de vida, ampliando a percepção sobre o potencial dos imóveis.
“Hoje, o consumidor precisa se enxergar no espaço para tomar decisões e a tecnologia passou a ser parte central desse processo.”, afirma Marcia Monteiro, CEO e cofundadora.
Além disso, o “Meu Decorado” cria um portfólio visual inovador, similar a um feed do Pinterest, aumentando tempo de permanência dos usuários nas páginas e impulsionando vendas. Segundo Daniel Alves, COO e CSO, “Agora tornamos possível um decorado inédito e ultra personalizado para cada cliente, instantaneamente e com baixo custo.”
Atendimento especializado e alcance nacional
Pioneira no Brasil, a solução já ultrapassou 300 mil ambientes transformados. O primeiro passo é navegar pelos estoques das parceiras do Arquiteto de Bolso e selecionar o imóvel desejado. Em seguida, o usuário pode visualizar versões personalizadas e decidir a compra ou locação.
Compradores recebem consultoria especializada, incluindo planta humanizada, imagens 2D e 3D, tour 360º, além de curadoria de produtos e descontos. Por fim, o Arquiteto de Bolso se posiciona como o maior player do setor, com equipe de cerca de mil arquitetos e designers conectados.
Reconhecimento e democratização do design
O negócio já conquistou 17 prêmios, como o TOP 100 Startups to Watch e Proptech do Ano. Dessa forma, consolida seu papel de democratizar o acesso à arquitetura e design de interiores no País.
Segundo Marcia Monteiro, cerca de 90% dos brasileiros ainda não contam com ajuda profissional para reformar ou decorar. Assim, a plataforma transforma um serviço antes restrito em algo acessível a todos, promovendo bem-estar e qualidade de vida nos ambientes.
