Parceria entre GPA e Food To Save já salvou mais de 250 toneladas de alimentos e ampliou o consumo consciente.
No Brasil, cerca de 27 milhões de toneladas de comida são desperdiçadas todos os anos. Nesse cenário, a parceria entre o GPA e a Food To Save se destaca. Em pouco mais de um ano, a iniciativa evitou o desperdício de mais de 250 toneladas de alimentos e impediu a emissão de 635 toneladas de CO². O projeto já envolve mais de 500 lojas das redes Pão de Açúcar e Extra Mercado, distribuídas em 11 estados.
Com transições naturais, o programa gera cerca de mil Sacolas Surpresa vendidas por dia, o que equivale a sete toneladas por mês. Os itens próximos ao vencimento, mas ainda próprios para consumo, compõem as sacolas. Entre eles, os produtos da Padaria lideram a preferência do público.
Engajamento e novos consumidores
A parceria traz impacto direto na base de clientes do grupo varejista. Cerca de 60% dos consumidores que compraram as sacolas nunca haviam realizado compras nas redes e passaram a integrar o universo de clientes em potencial após a experiência pelo aplicativo da Food To Save.
Além de conectar consumidores ao consumo consciente, o projeto fortalece a estratégia do varejo ao ampliar o alcance das lojas e incentivar novas jornadas de compra.
Sobre a Food To Save
A Food To Save é uma foodtech sustentável criada em 2021 para transformar o cenário do desperdício de alimentos no Brasil. Presente em 14 estados e mais de 100 cidades, atua por meio de um aplicativo que conecta padarias, supermercados, hortifrutis, franquias, indústrias e outros estabelecimentos que possuem excedentes de produção ou itens próximos da data de vencimento.
Com mais de 6,5 milhões de usuários cadastrados e 5 milhões de Sacolas Surpresa resgatadas, a startup já contribuiu para salvar mais de 8 mil toneladas de alimentos, evitando a emissão de 13 mil toneladas de CO2 na atmosfera. Em 2025, realizou sua primeira aquisição ao incorporar a Fruta Imperfeita, que aproxima pequenos e médios produtores de consumidores interessados em produtos fora do padrão estético tradicional.
Entre os seis aplicativos mais baixados do país, a Food To Save recebeu o selo do Sistema B, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade. A empresa também passou a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU.
