O Império Serrano revelou nesta terça-feira (18) a fantasia que integrará o desfile do Carnaval 2026, homenageando a escritora Conceição Evaristo. O figurino, chamado “Angorô, vira menino! Angorô, não vou virar!”, compõe o enredo Ponciá Evaristo Flor do Mulungu e será utilizado pela Ala Heróis da Liberdade. A fantasia é comercial e pode ser adquirida mediante disponibilidade pelo WhatsApp (21) 97137-3244.
Inspiração e criação
Criada pelo carnavalesco Renato Esteves, a fantasia foi inspirada nas ilustrações do artista Breno Loeser e traz referências a Angorô, divindade afro associada ao arco-íris e à serpente. A peça combina tradição e simbolismo, representando a ancestralidade e a força feminina presentes no enredo.
Segundo a sinopse, Ponciá-Evaristo-Flor-do-Mulungu enfrentou um desafio ao atravessar um rio: um arco-íris ligava as margens, e, sob a orientação da tradição de Tia Halima, acreditava-se que “a menina que passasse debaixo de Angorô, garoto virava”. A fantasia reflete o momento em que Ponciá questiona se sua vida teria sido diferente caso tivesse nascido menino.
Novidades e programação
Nos próximos dias, o Império Serrano continuará revelando novas fantasias que farão parte do desfile na Sapucaí. A divulgação parcial dos figurinos também celebra a Semana da Consciência Negra. Em 2026, a escola será a quarta a desfilar no sábado, 14 de fevereiro, pela Série Ouro.
Fotos: Fabiano Vieira



