Alex Ferraz

Fernanda Alvarez expõe obra no Museu do Cairo e faz história

Fernanda Alvarez se torna a primeira artista plástica brasileira a expor no Museu do Cairo, no Egito.

A artista plástica Fernanda Alvarez entra para a história ao ser convidada pelo Egyptian Museum Arts Decoratifs, um dos mais antigos e respeitados do mundo, tornando-se a primeira brasileira a participar de uma exposição no local. A mostra integra o projeto internacional Formed by Dialogue – Celebrating 100 Years do Art Decoratifs.

Obra inspirada na cultura egípcia

O convite, realizado pelos curadores Art D’Égypte, trouxe o desafio de criar uma obra alinhada às tradições do país. Conhecida pelo uso intenso de cores e pela estética urbana, Fernanda adaptou sua paleta e utilizou técnicas relacionadas ao grafite para desenvolver um escaravelho, símbolo de grande relevância na cultura egípcia.

“Expor no Museu Egípcio através da exposição Formed by Dialogue é uma honra – um diálogo entre eras, onde minha visão contemporânea encontra a linguagem atemporal da arte, um lugar onde história, criatividade e emoção coexistem além do tempo”, afirmou a artista.

Exposição e proposta artística

O projeto celebra o impulso humano universal de criar e convida artistas internacionais a refletirem sobre o design como expressão identitária e instrumento de troca cultural. A proposta busca respeitar a tradição enquanto projeta possibilidades futuras no diálogo entre eras.

A obra de Fernanda ficará em exposição de 14 a 24 de novembro, das 9h às 16h, ao lado de trabalhos de dezenas de designers internacionais, todos conectados à herança artística do Egito.

Sobre Fernanda Alvarez

Artista plástica brasileira, Fernanda Alvarez construiu sua identidade visual com estética urbana, cores fortes, elementos orgânicos e referências ao grafite. Sua produção transita entre o contemporâneo e o ancestral, explorando temáticas como identidade, memória e espiritualidade.

Fernanda Alvarez expõe obra no Museu do Cairo e faz história
Foto: Divulgação
Sair da versão mobile