Blue Note Rio Recebe Áurea Martins, Caymmi e Lenna Bahule
Alex Ferraz
A programação do Blue Note Rio celebra a MPB e a Consciência Negra com Áurea Martins, Danilo Caymmi, Joabe Reis e a moçambicana Lenna Bahule.
A semana de shows abre com a cantora Grazi Vilanueva. Ela apresenta o show Eternamente Gal. O espetáculo celebra a força e a trajetória de Gal Costa. O repertório percorre a riqueza da música brasileira.
O repertório de Grazi Vilanueva inclui clássicos como “Nada Mais” e “Dê um Rolê”. Em seguida, a banda Rollando Stones apresenta um show com os clássicos do rock. A banda conta com o guitarrista Fernando Magalhães, do Barão Vermelho.
Homenagens no Dia da Consciência Negra
No Dia da Consciência Negra, dia 20, a cantora Áurea Martins homenageia Johnny Alf. Áurea foi uma das intérpretes preferidas do compositor. Nesse sentido, ela levará ao palco um recital emocionante.
A cantora tem 64 anos de carreira e nove álbuns lançados. Ela possui um Prêmio da Música Brasileira. Seu álbum “Senhora das Folhas” foi indicado ao Grammy em 2022. Além disso, ela recebeu o Prêmio Profissionais da Música em 2023.
No mesmo dia, o trombonista Joabe Reis apresenta o grupo Soul Train Experience. O projeto foi idealizado por ele e DejaVu Session. A atração recria o clima do lendário programa de TV norte-americano.
O Soul Train Experience mergulha na energia contagiante da música negra. O repertório celebra clássicos eternizados por Aretha Franklin e James Brown. Dessa forma, o público revive a época do soul music, funk e R&B.
Sons de Moçambique e a MPB dos Anos 70
Na sexta-feira, dia 21, a moçambicana Lenna Bahule apresenta o show “Do Leste em Diante”. Ela é cantora, compositora e percussionista corporal. O espetáculo conecta raízes africanas a expressões musicais contemporâneas.
No repertório há cantos em línguas africanas e ritmos orgânicos. A jornada sonora percorre Moçambique, Brasil e o sul global. Portanto, o show celebra a tradição oral e a liberdade criativa entre culturas.
Mais tarde, Andy Blanc, conhecido como ImpossibleOdds, se apresenta. Ele traz uma fusão de letras significativas sobre batidas jazzísticas. O artista combina jazz, música clássica e hip-hop da era dourada.
No sábado, dia 22, o Blue Note recebe Danilo Caymmi. O compositor apresenta um novo show. Ele mergulha na riqueza musical e histórica da década de 1970. Assim, ele promove uma viagem sonora por um período de resistência na arte.
Encerrando a programação, o finalista do The Voice Brasil 2021, Gustavo Boná, se apresenta no domingo. No entanto, o show “Peito Aberto” celebra a MPB. Ele revisita clássicos de lendas como Milton Nascimento e Chico Buarque.
O repertório inclui canções como “Amor de Índio” e “Travessia”. Ele será acompanhado por músicos de destaque. A experiência musical promete ser rica em tradição e sensibilidade.
Serviço
19/11 (Quarta) – Grazi Vilanueva (20h) e Rollando Stones (22h30)
20/11 (Quinta) – Áurea Martins (20h) e Joabe Reis (22h30)
21/11 (Sexta) – Lenna Bahule (20h) e ImpossibleOdds (22h30)
22/11 (Sábado) – Danilo Caymmi (20h e 22h30)
23/11 (Domingo) – Gustavo Boná (19h)
Endereço: Av. Atlântica, 1910 – Rio de Janeiro – RJ