Zarpellon apresenta coleção Amazônia Vive, criada pela Le Joie, vencedora da collab Atitude Protagonista.
A coleção Amazônia Vive, desenvolvida pela paranaense Zarpellon com curadoria da Le Joie, de Belém do Pará, marca o resultado da primeira colocação da Collab Atitude Protagonista. O concurso cultural reuniu mais de 600 participantes de todo o país.
Criação autoral inspirada na Amazônia
Após um processo intenso de desenvolvimento e produção, a Zarpellon finalizou a collab e entregou as peças para a marca vencedora. A proposta destacou conceitos de preservação e valorização ambiental, alinhados ao compromisso da empresa com práticas sustentáveis.
A entrega da coleção ocorre às vésperas da COP 30, que será realizada em Belém, colaborando para evidenciar o potencial da economia criativa da região, considerada a porta de entrada da Amazônia.
Arte, lendas e natureza como inspiração
As diretoras criativas e curadoras da Le Joie, Lorena Alves e Alethea Rodrigues, assinaram o conceito da coleção, formada por 8 modelos e 80 peças entre colares, pulseiras, anéis e brincos. As criações fazem referência à arte, às lendas e à exuberante natureza amazônica.
Entre as inspirações estão a cerâmica marajoara, folhagens e símbolos como o Muiraquitã e a vitória-régia. Os traços minimalistas ganham força com esmaltação em tons que remetem ao verde e ao rosa da floresta.
Investimento e apoio criativo
A collab ofereceu um pacote completo para o desenvolvimento da coleção, estimado em R$ 100 mil. O suporte incluiu estratégias de comunicação, processo produtivo, orientação do designer André Farias, definição de marketing, escolha de modelo e local do ensaio fotográfico.
Segundo Guilherme Zarpellon, a iniciativa reforça a missão de construir parcerias sólidas e criar novas oportunidades para as revendedoras, público que representa 90% da base da empresa.
Sustentabilidade e impacto social
“A collab reflete nosso compromisso em estimular criatividade e empreendedorismo. A coleção Amazônia Vive amplia a visibilidade da região em um momento em que o mundo discute sustentabilidade. O design brasileiro tem força para alertar sobre temas globais”, afirma Guilherme.
Para Lorena Alves, a premiação fortalece os valores da Le Joie. “Foi a concretização de um sonho. Trouxemos a cultura da nossa terra para dentro da curadoria da marca. O trabalho com a equipe Zarpellon nos ajudou a criar uma coleção autoral conectada às macrotendências de moda.”
Como gesto simbólico, a collab promoveu o plantio de 80 árvores no Bosque Rodrigues Alves, em Belém, representando as primeiras peças da coleção e reforçando o compromisso das marcas com um futuro sustentável.


