Ícone do site Alex Ferraz

A Estratégia de Expansão da KNN: Mark Pereira Revela Como Liderar o Mercado de Idiomas

Em um mundo onde a fluência em uma segunda língua não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade, o mercado de idiomas está em constante efervescência. Mas, para além dos números e das promessas, existe uma história de visão estratégica e execução implacável.

Mark Pereira, o nome à frente da KNN Idiomas, personifica o novo paradigma de liderança no franchising educacional brasileiro. Não se trata apenas de abrir novas unidades; trata-se de reinventar a maneira como o brasileiro aprende, oferecendo um método ágil, focado no nativo do português.

Nesta edição, mergulhamos no mindset de Mark Pereira. Da superação de desafios iniciais à ambição de tornar a KNN a maior rede do país, ele nos revela o plano de ataque para o crescimento exponencial, a cultura que mantém milhares de franqueados motivados e as inovações que garantem que a marca continue um passo à frente da concorrência. 

Para começar, Mark, fale um pouco sobre como surgiu a ideia de criar uma escola de idiomas em Tanguá. O que te motivou a empreender nessa área e especificamente nessa cidade?

Dou aulas de inglês há mais de 20 anos. Cedo me especializei em aulas online e já lecionava exclusivamente com essa modalidade ainda antes da pandemia. Quando aconteceu a pandemia e houve o boom das aulas digitais, eu já estava posicionado e a minha atividade cresceu bastante.

Porque eu estava 100% no mundo digital eu tinha liberdade geográfica em meu trabalho. Em 2021 passei 2 meses nos Estados Unidos, voltei a Portugal e, depois de algum tempo, eu e minha esposa que é brasileira, estávamos assistindo a uma reportagem sobre Paraty, aqui no Rio de Janeiro. Olhamos um para o outro e falamos quase ao mesmo tempo, “vamos morar em Paraty?” Chegamos ao Brasil em Agosto e 2022 e moramos por quase 2 anos em Paraty. Enquanto estávamos lá, a KNN, uma das maiores franquias de idiomas do Brasil, que é uma empresa nacional, lá de Santa Catarina, me fez a proposta de abrir uma escola física. Fomos até Balneário Camboriú́, para conhecer a operação, e me apaixonei pela metodologia prática, muito próxima do que eu já́ praticava nas minhas aulas. Foi amor à primeira vista. Só́ não abrimos em Paraty, porque já tem lá uma unidade da KNN (aliás, são quase 500 em todo o país). Chegamos a Tanguá́, por ser a cidade natal do pai da minha esposa e porque a cidade está muito bem localizada, em um corredor estratégico entre Itaboraí́ e Rio Bonito.

Qual é a filosofia por trás do método de ensino da sua escola?

Ninguém tem o sonho de fazer curso de idiomas. Não é isso que move e apaixona as pessoas. O sonho que as pessoas têm é por liberdade. A liberdade pessoal e profissional que o idioma proporciona é o que as pessoas realmente buscam. Essa liberdade não vem porque as pessoas passam em uma prova. As pessoas vivem essa liberdade quando conseguem se comunicar com confiança. Por isso aprender um idioma tem de ser algo muito mais prático do que teórico. Nas nossas aulas, você não se limita a aprender o idioma, você aprende a utilizar o idioma. Mais, você aprende utilizando. Isso acelera não só a chegada dos resultados, como também a retenção, ou seja, o que você aprende e nunca mais esquece.

O que a diferencia de outras escolas de inglês?

Vou falar de dois detalhes. Em primeiro lugar, porque a KNN é uma empresa nacional e é autora e publicadora do seu próprio material, conseguiu fazer um curso que é feito, de raiz, para quem fala português. Isso permite acelerar o que é fácil e facilitar o que é difı́cil. Depois, as turmas da KNN, presenciais ou online, nunca têm mais de 8 alunos. Isto permite ao professor fazer um acompanhamento que é quase individual. Não é à toa que  os nossos professores são conhecidos como “professores camaleão”, pois todas as aulas são adaptadas aos gostos e objetivos dos alunos, quer ele tenha 4 anos de idade, quer tenha 94. As turmas pequenas nos permitem não misturar idades nem nı́veis. Cada turma é especı́fica para a idade do aluno e para o nı́vel de idioma que ele tem. Em turmas de adultos, por exemplo, nunca temos na mesma turma uma pessoa que sabe muito junto com uma pessoa que sabe pouco, pois iria roubar quer um quanto o outro da experiência KNN.

Muitas pessoas acham que aprender inglês é difícil. Qual é a sua abordagem para tornar o aprendizado mais acessível e interessante?

O inglês é um idioma fácil! Estou falando com sinceridade. Há duas coisas que fazemos na KNN que ajudam a derrubar as barreiras mentais que as pessoas ainda têm. Em primeiro lugar, a abordagem prática. Quando a pessoa começa a falar inglês, logo na primeira aula e percebe que este curso não vai ter nada a ver com a abordagem excessivamente teórica da escola, começam a ser derrubados os muros que ainda existem. Em segundo lugar, a energia da aula tem de ser muito positiva. Ninguém merece aulas chatas! A aula tem de ser divertida e dinâmica. Um professor KNN não é um simples especialista que debita matéria. O professor KNN é um dinamizador ativo de atividades divertidas de conversação. A sala de aula KNN tem uma mesa no centro (não é a sala de aula tradicional). Os alunos se sentam olhos-nos-olhos e aula se torna uma troca entre todos. É mesmo uma experiência única que recomendo que todos possam viver. 

Vocês utilizam alguma tecnologia ou técnica inovadora?

É interessante essa pergunta. A resposta é sim e não. Vou explicar. Não há tecnologia dentro da sala de aula KNN. Nós não terceirizamos a experiência humana entre professor e aluno a uma tela qualquer. As pessoas vivem com excesso de telas. Na aula KNN o foco é a utilização do idioma entre seres humanos. Isto é verdade para as aulas online também. As aulas online nunca são aulas gravadas. O professor está sempre ao vivo com os alunos. A gravação não sabe se o aluno está entendendo, se está cansado, desanimado ou triste. O inglês serve para expandir a experiência humana e nã o para nos tornar ainda mais dependentes da tecnologia e das telas. Mas a KNN tem tecnologia. Todo o aluno tem acesso a um portal com ferramentas digitais que podem ser utilizadas para preparar sua aula, inclusive com prática de pronúncia por inteligência artificial.

Você pode compartilhar alguma história de sucesso de um aluno que se destacou ou atingiu um objetivo específico com a ajuda do curso?

Posso sim. Temos uma aluna que é uma advogada de destaque na sua área. Por anos ela tentou aulas, através de cursos ou professores particulares. Ela estava a ponto de desistir. Ela pensava que talvez se comunicar em inglês não fosse para ela. Ela hoje faz aulas na KNN e os resultados são absolutamente incríveis! Ela já não fala em desistir (longe disso!) e está a pensar finalmente fazer o curso no Canadá que ela tanto desejava fazer, mas que sempre adiou por não ter o idioma.

Qual a mensagem que você gostaria de deixar para aqueles que estão pensando em aprender inglês e para a comunidade de Tanguá em geral?

Em Abril do próximo ano faremos o nosso segundo aniversário em Tanguá, estamos muito presentes na comunidade e estamos aqui para agregar. Sentimos profundamente que os desafios que as nossas cidades enfrentam podem ser ultrapassados se investirmos em educação de qualidade. Gostaríamos de convidar qualquer pessoa que está interessada em saber mais sobre a KNN, ou algum dos nossos cursos (temos inglês, espanhol, francês, alemão e italiano), a entrar em contato. Podem vir pessoalmente tomar um cafezinho conosco e conhecer a escola por dentro, ou marcar uma reunião online. Quem sabe podemos ajudar a conquistar algum sonho antigo?

Para mais informações entre em contato através do telefone: 21 99590-3558 Mark Pereira.

Sair da versão mobile