PUC-Rio digitaliza peças do Museu do Marajó e promove oficinas de tecnologia e formação para a comunidade local.
A realização da COP 30 tem sido uma oportunidade para a PUC-Rio apresentar iniciativas desenvolvidas na Amazônia. Entre elas está a digitalização de peças raras do Museu do Marajó, além da promoção de oficinas de robótica para alunos do ensino médio e formação profissional voltada para mulheres da região.
Digitalização para preservar a memória marajoara
As ações integram o Amazonizar, metraprojeto da universidade dedicado ao meio ambiente. No trabalho conduzido pelo professor Jorge Lopes, do Biodesign Lab, foram escaneados 47 vasos e urnas, gerando modelos digitais que permitem tanto a preservação quanto novas experiências educativas e culturais.
O processo incluiu reconstruções em 3D e a criação de conteúdos em realidade aumentada, além da reprodução em mármore do busto do padre Giovanni Gallo, fundador do Museu do Marajó, que foi entregue à instituição. “A digitalização protege o patrimônio e amplia seu alcance”, destacou o professor, lembrando que arquivos 3D foram essenciais na recuperação de peças do Museu Nacional após o incêndio.
Troca de saberes e formação para a comunidade
A próxima etapa prevê a continuidade das oficinas em Cachoeira do Arari, na Ilha de Marajó, com cursos em tecnologias, formação continuada e capacitação para mulheres empreendedoras. Segundo a professora Jackeline Farbiarz, ações dessa natureza contribuem para o empoderamento feminino e para o fortalecimento das comunidades.
A iniciativa valoriza a troca de experiências e reconhece que desafios locais refletem questões globais. O projeto também estimula que os jovens se tornem protagonistas capazes de propor soluções em seus territórios.
Ecologia integral como orientação
Idealizado pelo reitor Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., o Amazonizar é inspirado na encíclica Laudato Si’, que propõe uma visão de ecologia integral. O objetivo é unir preservação do passado, responsabilidade no presente e compromisso com o futuro.
“É um exercício de troca e construção conjunta de soluções, que transforma alunos, professores e comunidades”, afirmou o reitor.