O consumo de cervejas sem álcool e menos calóricas segue em alta no país, ampliando as ocasiões de consumo e atendendo à busca por um estilo de vida mais equilibrado.
Crescimento do segmento no Brasil
Dados do Ministério da Agricultura e Pecuária, divulgados no Anuário da Cerveja, mostram que em 2024 houve um aumento expressivo na produção de cervejas zero, que sextuplicou em relação ao ano anterior. Também houve crescimento nas vendas de bebidas com menor teor alcoólico, menos calorias e atributos funcionais.
A Ambev, líder do setor no Brasil, registrou no terceiro trimestre de 2025 um aumento de 65% em seu portfólio de balanced choices (opções zero álcool, menos calóricas e sem glúten) em relação ao mesmo período do ano anterior. Dentro desse cenário, a categoria de cervejas zero álcool – entre elas Corona Cero, Bud Zero e Brahma 0,0% – cresceu 20% em vendas.
Nova relação do consumidor com a cerveja
A ascensão das cervejas zero álcool acompanha o movimento de pessoas que desejam equilibrar o consumo, sem abrir mão do sabor e da presença social que a bebida representa.
“A cerveja é muito mais do que uma bebida: faz parte da nossa cultura. É o brinde à conexão entre as pessoas. A cerveja é a bebida mais versátil para moderar sem abrir mão do sabor e da diversão”, afirma Gustavo Castro, Diretor de Estratégia e Insights da Ambev.
Tecnologia garante sabor próximo da versão tradicional
Segundo a empresa, os avanços em tecnologia e inovação permitiram que as versões zero álcool alcançassem sabor mais próximo das versões tradicionais, o que tem ajudado a ampliar sua aceitação.
“Hoje, a cerveja zero álcool se aproxima muito mais da versão regular do que há 10 anos. Com Corona Cero, Bud Zero e Brahma 0,0%, o consumidor tem sempre uma opção para diferentes ocasiões de consumo”, destaca Castro.
Novas ocasiões de consumo
As versões sem álcool têm ganhado espaço também em momentos antes pouco associados à cerveja, como brunchs, celebrações corporativas, atividades cotidianas e até jantares sofisticados.
Versões menos calóricas também crescem
No portfólio da Ambev, Stella Pure Gold (sem glúten e menos calórica) representou cerca de 30% do volume da marca no segundo trimestre de 2025 e teve crescimento de 150% no terceiro trimestre em relação ao ano anterior.
Já a Michelob Ultra, bebida mais leve e de teor calórico reduzido, apresentou avanço de 80% no mesmo período.
“A busca por um estilo de vida equilibrado é uma oportunidade para o setor. Oferecer opções alinhadas às necessidades dos consumidores é essencial para ampliar o consumo responsável”, conclui Castro.

