O Minas Trend, maior salão de negócios de moda da América Latina, apresentou as principais tendências do outono/inverno 2026 com foco no animal print, bordados e maxi acessórios. Realizado de 21 a 23 de outubro, no BH Shopping, em Belo Horizonte, o evento reuniu 150 marcas e mais de 1.500 lojistas de todo o país.
Animal print domina os calçados
Entre as principais apostas da temporada, o animal print se destacou como a grande estrela das coleções. A consultora de moda e embaixadora oficial do Minas Trend, Lu Normanha, destacou a força da tendência:
“O animal print vai dominar os calçados, sejam botas, tênis ou sandálias. É uma tendência que continua em alta, trazendo modelos ousados, sofisticados e super versáteis. Vi uma grande variedade de estilos e padrões, com diferentes acabamentos e combinações, que vão dar aquele toque especial aos looks de inverno.”O retorno do maximalismo e dos bordados
Após o período dominado pelo minimalismo, o maximalismo ressurge com força total. A consultora explica que a nova estação valoriza o exagero elegante, com acessórios impactantes, bordados detalhados e crochês elaborados.
“O maximalismo traz peças ousadas e cheias de personalidade. Ele aparece tanto nos acessórios quanto nas roupas, com o bordado artesanal e o crochê como elementos-chave. O trabalho manual está muito presente e se tornou símbolo de exclusividade e expressão”, comenta Lu Normanha.Valorização do feito à mão e da sustentabilidade
Outro ponto forte da edição foi a valorização do feito à mão, refletida nas roupas, bolsas e acessórios. As marcas mostraram um compromisso cada vez maior com o artesanato, a sustentabilidade e o consumo consciente.
“As marcas investiram em peças que celebram as tradições com um olhar contemporâneo. Muitos itens foram produzidos com materiais reciclados, reforçando a importância das boas práticas ambientais”, destacou Lu Normanha.Para a consultora, o evento reforça uma nova fase para a moda brasileira:
Minas Trend movimenta o setor
Durante os três dias de programação, o Minas Trend recebeu mais de 5 mil visitantes e 1.500 lojistas, além de contar com 150 marcas e 203 estandes, que movimentaram R$ 33 milhões em negócios.
O evento é uma realização da FIEMG, por iniciativa da Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e apoio máster do Sebrae Minas.
