Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    segunda-feira, 22 de dezembro 2025
    Alex Ferraz
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn Threads
    • Beleza
    • Carnaval
    • Cultura
    • Colunas
      • Resenha de Negócios
      • Danilo Rasquinho
    • Gastronomia
    • Moda
    • Social
    • Turismo
    • + MAIS
      • Economia
      • Esportes
      • Famosos
      • Internacional
      • Música
      • Negócios
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • TV
      • Mídia Kit
    Alex Ferraz
    Home»Notícias»Cultura»Orquestra Brasileira de Sapateado celebra 35 anos com o espetáculo “Pés, Bolas, Sons e Algo Mais” no Teatro Fashion Mall

    Orquestra Brasileira de Sapateado celebra 35 anos com o espetáculo “Pés, Bolas, Sons e Algo Mais” no Teatro Fashion Mall

    27/10/2025Nenhum comentário Cultura
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Threads
    Seguir
    Facebook X (Twitter) Instagram Threads

    Sob a direção de Amália Machado, Stella Antunes e Tim Rescala, novo show une dança, música e brasilidades e terá apenas três apresentações nos dias 07, 08 e 09 de novembro, sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h

    Com 35 anos de existência, a Orquestra Brasileira de Sapateado (OBS) criou mais de 15 espetáculos. Essencialmente inovadores, fizeram com que o sapateado dialogasse com a música, o teatro, o humor, a brasilidade e a tecnologia, abrindo portas e apontando novos caminhos. Essa importante trajetória será celebrada no palco do Teatro Fashion Mall, em São Conrado, no seu mais novo show, “Pés, Bolas, Sons e Algo Mais”, em apenas três apresentações nos dias 07, 08 e 09 de novembro, sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h.

    Sendo o único grupo com este perfil no país, a OBS apresenta agora uma releitura de suas produções. Ao mesmo tempo em que apresenta novas criações, está sempre mirando o futuro, reverência e se alimenta do passado. Incorporando também novos intérpretes, este espetáculo avança na pesquisa de linguagem que sempre marcou sua trajetória. A partir de seu vasto repertório, a OBS apresenta aqui novos formatos de encenação e novas sonoridades.

    Como sempre foi característico do grupo, a música é ao vivo, nesse caso formado por um grupo de três músicos que se unem a oito sapateadores, como dois naipes de uma orquestra.

    O roteiro priorizou os números mais emblemáticos, não só pela inovação que trouxeram, mas também pelo encantamento que causaram no público. A nova leitura desses números, os renovam, permitindo também a descoberta e caminhos estéticos inusitados.

    ROTEIRO:

    Tap dance é uma homenagem ao sapateado, reverenciando suas principais figuras ao contar a história do gênero. Ao logo de 12 minutos frenéticos, 8 sapateadores se revezam em vários personagens. Cantam e dançam, mostrando a evolução da linguagem do tap ao longo de várias décadas. Coreografia: Bruna Miragaia.

    Concerto para Tap, que tem também uma versão para sapato midi, é de fato uma peça de concerto, onde o solista é um sapateador, acompanhado por uma orquestra de músicos e sapateadores. De certa forma, é uma fotografia do que a OBS sempre foi. Coreografia: Amália Machado e Stella Antunes. Adaptação coreográfica: Alexei Henriques.

    Tap Toys é uma brincadeira onde músicos e sapateadores brincam de fazer sons com seus pés, seus brinquedos e seus instrumentos. Coreografia original: Stella Antunes. Adaptação coreográfica: Alexei Henriques e Sarah Santos.

    Pés e Bolas é uma ode a esse objeto circular, presente em tantos esportes, e que exerce um eterno fascínio no ser humano. O diálogo do sapateado com variados esportes que utilizam a bola foi um experimento que deu certo, gerando uma movimentação cênica original. Coreografia original: Amália Machado. Adaptação coreográfica: Alexei Henriques e Sarah Santos.

    The Jazz, um turbilhão de ritmo e energia. Sapateado explosivo dá vida ao espírito vibrante do jazz, em um número pulsante, que celebra liberdade e movimento. Uma atmosfera que cria um diálogo intenso entre som e corpo. Coreografia: Amália Machado

    Musical americano é um duo musical, onde um par de sapatos, no lugar de ser calçado, é tocado com as mãos por um percussionista, como se fosse um instrumento, enquanto um sapateador toca um violino e se desafiam musicalmente numa inversão de papeis. Violino de Alexei Henriques. Sapateado com Tiago Calderano.

    Gafieira, onde todo o elenco está em cena, alia o sapateado à dança de salão, presente em diversos gêneros, contando uma pequena história dentro desse espaço tão musical e brasileiro. A coreografia original é de Stella Antunes e Sueli Guerra. A adaptação coreográfica é de Alvaro Reys e Luciana Petsold.

    Dublagem, um sapateador e um baterista exploram as possibilidades sonoras e expressivas do ato de dublar. Um intérprete dubla o som produzido pelo outro, simulando também o movimento que este produz ao gerá-lo. A coreografia é de Luciana Petsold.

    Passinho, mostra a evolução de um gênero presente no cenário brasileiro, e como este pode se transformar e gerar um outro. A coreografia é de Luciana Petsold.

    Funk, parte deste gênero musical tão carioca conta uma história de um confronto, como se fosse um West Side Story na Zona Norte do Rio. A coreografia original é de Stella Antunes e Sueli Guerra. A adaptação coreográfica é de Sarah Santos.

    Step-okê, um dos maiores sucessos do grupo, é uma homenagem a grandes intérpretes e a grandes momentos que marcaram a história do sapateado. Enquanto um karaokê desafia os cantores, o step-okê desafia os sapateadores em cenas antológicas.

    Black-out é uma mini canção, uma pequena cena de passagem que louva, justamente, a capacidade que este recurso tem na elaboração de um roteiro.

    Tapnologia, que encerra o espetáculo, aponta o futuro do sapateado, sinalizando como este gênero ainda pode e deve evoluir, sobretudo se aliado à tecnologia. A coreografia é de Luciana Petsold.

    Enfim, Pés, bolas, sons e algo mais traz a Orquestra Brasileira de Sapateado renovada, num momento especial, conciliando tradição e inovação e consolidando seu papel como uma orquestra original e coesa.

    ELENCO:

    Sapateadores: Alexei Henriques; Alvaro Reys; Bea Belo; Fernando Sgarbi; Luana Frizzera; Luciana Petsold; Maria Luiza Cavalcanti e Sarah Santos,

    Músicos:

    Baixo: Dôdo Ferreira

    Teclado: Tibor Fittel

    Bateria e Percussão: Tiago Calderano

    FICHA TÉCNICA:

    Roteiro, Direção Geral e de Coreografias: Amália Machado e Stella Antunes

    Roteiro, Músicas Originais, Direção Geral e Musical: Tim Rescala

    Coreógrafos do repertório original: Amália Machado; Bruna Miragaia; Luciana Petsold; Stella Antunes e Sueli Guerra

    Coreógrafos das atualizações: Alexei Henriques; Alvaro Reys; Luciana Petsold e Sarah Santos

    Assistente de Direção: Paula Ward

    Ensaiadores e Assistentes de Coreografias: Alexei Henriques; Paula Ward e Sarah Santos

    Consultoria Esportiva em Pés e Bolas: Eric Ward

    Preparação Vocal: Camila Marlieri

    Dramaturgia: Stella Maria Rodrigues

    Guitarra gravada em Tapnologia e Passinho: Fabio Adour

    Figurinista e Aderecista: Mauro Leite

    Iluminador: Rodrigo Bezerra de Mello

    Projeção Cenográfica e Animação: Rico Vilarouca e Renato Vilarouca

    Programação Visual: Will O Grão

    Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho

    Direção de Produção e Administração: Filomena Mancuzo

    Produção Executiva: Márcia Andrade

    Produção da OBS: Stella Antunes

    Produção Executiva OBS: Cristina Leccioli e Paula Ward

    Operador de som: Daniel Duarte

    Operador de vídeo: Edmar da Rocha

    Microfonista: David Alves

    Camareira: Alessandra Dorneles

    Realização: Orquestra Brasileira De Sapateado

    SERVIÇO:

    Local: Teatro Fashion Mall – Sala Rosamaria Murtinho – Estrada da Gávea, 899, São Conrado, Rio de Janeiro – RJ

    Sessões: 07, 08 e 09 de novembro, sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h

    Ingressos: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia-entrada), ingressos no local e no site https://bileto.sympla.com.br/event/110669/d/338395/s/2299322

    Classificação etária: livre

    Duração: 90 minutos

    Informações: (21) 998578677

    Site: https://www.obs-sapateado.com.br/site/

    Rede social: https://www.instagram.com/obs_sapateado/

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Veja também...

    Renato e Raphael celebram 25 anos com gravação de novo DVD

    21/12/2025

    Natal Encantado Solidário leva ações à Zona Oeste

    20/12/2025

    EMPI fecha ano com shows e tributo a Elis

    20/12/2025

    Comments are closed.

    Últimas Notícias

    Supermercados Mundial ensina truques para carnes suculentas na ceia

    22/12/2025

    Verão impulsiona otimismo entre donos de bares e restaurantes

    22/12/2025

    Elisa Zarzur e Alexandre Negrão reúnem amigos em jantar de fim de ano

    22/12/2025

    Dezembro: entre o descanso e a festa em ilhas pelo mundo

    22/12/2025

    EstrelaBet anuncia Lorena Lima como diretora de CX e Expansão

    22/12/2025

    Ana Paula Oliveira rebate críticas por doar cesta de Natal com caviar

    22/12/2025
    Alex Ferraz
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn Threads
    © 2025 Alex Ferraz.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível através da exibição de anúncios on-line aos nossos visitantes. Por favor, ajude-nos desativando seu bloqueador de anúncios.