Alex Ferraz

Palestras gratuitas movimentam o Minas Trend com debates sobre o futuro da moda

Palestras gratuitas do Minas Trend reuniram especialistas que discutiram gestão, tendências, inteligência artificial e o futuro da moda.


Programação gratuita destaca conhecimento e inovação

Além do salão de negócios voltado a compradores, a 34ª edição do Minas Trend ofereceu uma intensa programação de palestras gratuitas e abertas ao público. Entre os dias 21 e 23 de outubro, no BH Shopping, especialistas abordaram temas como gestão estratégica, posicionamento de marca, futuro da moda e inteligência artificial, reunindo profissionais e consultores de destaque no setor.


Divulgação

Estratégias para o crescimento das lojas

A especialista em gestão de lojas Janaína Ortiga Abi-Ackel, criadora do Método O.R.T.I.G.A.®, apresentou a palestra “Do caos ao lucro: o roteiro das lojas que crescem de verdade”, destacando a importância da organização de processos e do conhecimento profundo do próprio negócio.

“Seus hábitos como lojista precisam ser do tamanho da sua loja, pois esses hábitos serão do tamanho do seu lucro. (…) Utilize o ranking de clientes para conhecer o seu público, cuide dele e valorize-o. E, claro, tenha uma equipe sempre bem treinada”, destacou.


Público-alvo e nichos na moda

A pesquisadora e editora da Start by WGSN, Maria Eduarda Veríssimo, apresentou a palestra “Dicas e estratégias para empreendedores de moda”. Ela ressaltou o valor de entender o público-alvo e definir bem o nicho de atuação, especialmente para micro e pequenos empreendedores.

“Eu sempre falo que nicho é ouro. Então, entenda seu nicho, considerando regionalidade, onde a marca está posicionada, para quem você vende. (…) Aproveito uma tendência que é macro e adapto para o meu nicho”, explicou Veríssimo.


Desafios do mercado e transformação digital

Em “Por que a sua loja não dá lucro como antes?”, o consultor Leonardo Siqueira, da Hangar Consultoria, discutiu a complexidade do mercado atual e a influência das novas tecnologias no comportamento de compra.

“Hoje, não basta mais ter uma boa vitrine ou estar no e-commerce. A experiência de compra mudou. Temos o TikTok Shop, que vende milhões por dia, e o ChatGPT, com recursos de compras. Os lojistas precisam se adaptar e aproveitar essas ferramentas”, afirmou.


O futuro da moda e o papel do empresário

O estilista e consultor de design Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais, refletiu sobre as mudanças na indústria da moda e a necessidade de inovação com propósito.

“Este é um momento de mudança que não é apenas de estação, é também de forma e de pensamento. (…) O empresário precisa entender o papel da sua marca, o valor que ela representa e como chegar ao consumidor com criatividade e autenticidade”, analisou.


Outras palestras em destaque

Além das apresentações mencionadas, a programação contou com temas variados:


Realização e apoio

O Minas Trend é uma realização da FIEMG, por meio da Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI. O evento conta com patrocínio da Codemge e apoio máster do Sebrae Minas, reforçando o compromisso com o desenvolvimento da moda brasileira e o fomento ao empreendedorismo criativo.

Sair da versão mobile