Alex Ferraz

Ação da Cidadania realiza workshop gratuito com Milton Cunha e AMEBRAS

Ação da Cidadania promove workshop gratuito com Milton Cunha e AMEBRAS sobre adereços culturais e estéticos, fortalecendo cultura e empreendedorismo.


Workshop gratuito de Adereços Culturais e Estéticos reúne Milton Cunha e AMEBRAS

Neste sábado (18/10), a Ação da Cidadania, na Gamboa, recebe o sexto workshop do ciclo FormAção de Portas Abertas 2025, gratuito e aberto ao público. A atividade traz uma vivência prática sobre adereços culturais e estéticos, conduzida por Milton Cunha, referência nacional no carnaval, e a AMEBRAS – Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil, que apoia a autonomia feminina por meio da cultura e do empreendedorismo.

Milton Cunha. Foto Divulgação

Oficinas e Aula Magna

O encontro inicia com uma oficina prática da AMEBRAS, seguida de uma aula magna sobre o carnaval com Milton Cunha. A programação destaca o papel dos adereços culturais e estéticos como elementos essenciais para a identidade e expressão artística popular.

O importante desse encontro é o aspecto social do carnaval, das escolas de samba, blocos e comunidades. Vamos treinar gente para empreender no mundo do samba”, explica Milton Cunha, carnavalesco com longa trajetória e atuação em diversos estados brasileiros.

Leonardo Soares, integrante da AMEBRAS e carnavalesco da Mangueira do Amanhã e Unidos do Cabral, contribui com a oficina prática, fortalecendo redes de apoio, geração de renda e inclusão, unindo experiência artística e impacto social.

Sobre o FormAção de Portas Abertas

O workshop faz parte dos 11 encontros programados entre julho e novembro de 2025, realizados em parceria com a Shell e apoio do Ministério da Cultura. O projeto busca ampliar o acesso de jovens e moradores de territórios populares à formação cultural, valorizando saberes, democratizando oportunidades e fomentando novas trajetórias na cultura brasileira.

Atualmente, o FormAção atende cerca de 200 alunos em cursos gratuitos nas áreas de produção cultural, direção de arte, figurino, roteiro, caracterização, canto, dança, circo e interpretação. Em 2025, o projeto bateu recorde de inscrições, reforçando sua relevância como espaço de democratização cultural e formação cidadã.

Inscrições e Serviço

Sair da versão mobile