Hospital Icaraí promove, em 26 de outubro, a 3ª Caminhada de Combate ao AVC, com atividades de saúde e bem-estar em Niterói.
Hospital Icaraí promove a 3ª Caminhada de Combate ao AVC 2025
O Hospital Icaraí, referência em atendimento médico e certificado pelo Angel’s Institute, realiza no dia 26 de outubro (domingo) a 3ª Caminhada de Conscientização e Combate ao AVC, em Niterói. O percurso de 2,4 km terá saída do CAT Neltur (Boa Viagem) e chegada à Igreja de São Judas Tadeu, no final da Praia de Icaraí.
Kits e inscrições
Serão disponibilizados 750 kits, distribuídos por ordem de chegada aos participantes previamente inscritos. A retirada deverá ser feita antes do início da caminhada. Quem não receber o kit poderá participar normalmente de todas as atividades, incluindo aquecimento, caminhada e aula de pilates.
Atividades e serviços de saúde
Durante o trajeto, os participantes terão acesso a serviços de saúde gratuitos, oferecidos pelo Espaço Estação Saúde do Hospital Icaraí, como aferição de pressão arterial, testes de glicose e orientação nutricional. As ações contam com o apoio das equipes do Hospital Icaraí e do Hospital & Clínica São Gonçalo.
O percurso contará ainda com pontos de hidratação, ambulância de prontidão e um aulão de pilates na praia.

Conscientização e prevenção
“O objetivo da ação é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e dos cuidados relacionados ao AVC, que é a principal causa de incapacidade e morte no Brasil”, explica o Dr. Guilherme Torezani, coordenador de doenças cerebrovasculares do Hospital Icaraí e do Hospital & Clínica São Gonçalo.
O Hospital Icaraí é reconhecido internacionalmente pelo Angel’s Institute por sua excelência no protocolo de combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Dados e sinais de alerta
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o AVC é considerado uma emergência de saúde pública desde 2010. Estudos apontam que uma em cada quatro pessoas sofrerá um AVC ao longo da vida.
Os principais fatores de risco incluem obesidade, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.
“Entre os sinais de alerta, destacam-se fraqueza súbita, formigamento ou perda de sensibilidade em um lado do corpo, alteração da fala, tontura, desequilíbrio e distúrbios visuais. O reconhecimento rápido desses sintomas é essencial, já que, com protocolos adequados, é possível reduzir o tempo ‘porta-agulha’ — intervalo entre a chegada ao hospital e o início do tratamento — para no máximo 60 minutos”, ressalta o Dr. Torezani.
“O atendimento rápido e eficaz nos casos de AVC é fundamental para reduzir sequelas e salvar vidas”, completa o especialista.
Serviço – 3ª Caminhada de Combate ao AVC
Data: 26 de outubro de 2025 (domingo)
Percurso: Saída do CAT Neltur (Boa Viagem) até a Igreja de São Judas Tadeu, Praia de Icaraí – Niterói
Distância: 2,4 km
Kits: 750 unidades, distribuídas por ordem de chegada
Entrada: Gratuita