Embratur realiza rodadas de negócios com operadores de 15 países na ABAV Expo 2025, fortalecendo o turismo internacional e a economia brasileira.
Embratur realiza rodadas de negócios com compradores internacionais na ABAV Expo 2025
A Embratur, em parceria com o Sebrae, promoveu uma série de rodadas de negócios internacionais na ABAV Expo 2025, conectando 50 fornecedores brasileiros a operadores de 15 países. O encontro, que abriu oficialmente o evento no Riocentro, no Rio de Janeiro, reforçou o protagonismo do Brasil no cenário turístico global.
Freixo celebra recorde histórico de turistas internacionais
Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, celebrou o recorde de 7 milhões de turistas internacionais que visitaram o país entre janeiro e setembro de 2025. Segundo ele, o resultado reflete um trabalho conjunto entre estados, municípios e o setor privado.

“O turismo tem que ser colocado em um lugar estratégico para pensar o país com sustentabilidade, responsabilidade climática, geração de emprego e renda, dialogando com o Século XXI. Nossa previsão era chegar a 8 milhões de turistas internacionais em 2027. Vamos chegar este ano — e possivelmente passaremos de 9 milhões”, destacou Freixo.
Parcerias e experiências autênticas no programa Feel Brasil
A rodada de negócios reuniu segmentos como afroturismo, luxo e multiprodutos, com destaque para o programa Feel Brasil, que valoriza experiências autênticas e de base comunitária em todo o território nacional. A plataforma, criada pela Embratur em parceria com o Sebrae, apresenta o país de forma plural e sustentável ao mercado internacional.
“Quando o turismo brasileiro cresce, toda a nossa cadeia produtiva ganha. O sucesso das pequenas, médias e grandes agências impacta diretamente o desenvolvimento do país”, afirmou Freixo.
ABAV reforça internacionalização do turismo brasileiro
A presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, ressaltou a importância do ABAV Buyers Club como pilar da internacionalização do setor:
“Pensar no Buyers Club é pensar em conectar o Brasil e o mundo, com profissionais comprometidos com o desenvolvimento sustentável do turismo.”
O presidente do Sebrae, Décio Lima, também destacou o papel do evento:
“Sustentabilidade, inovação e inclusão são conceitos que não têm mais volta. O Sebrae trabalha para que os pequenos negócios — que representam 97,4% das empresas do setor — continuem gerando emprego e inclusão.”
Diversidade de roteiros e experiências pelo Brasil
Durante o evento, o programa Feel Brasil apresentou 20 experiências turísticas que representam a diversidade do país — desde o Pantanal e a Rota das Emoções até roteiros culturais na Amazônia e vivências artesanais em Icoaraci.
As propostas de luxo e exclusividade incluíram roteiros náuticos em Anavilhanas, experiências étnicas em Caraíva, imersões em fazendas de café gourmet e cruzeiros fluviais no Pantanal.
Afroturismo ganha protagonismo inédito
Pela primeira vez, o Afroturismo foi destaque como segmento de negócios na ABAV Expo. Quinze empreendedores brasileiros apresentaram seus produtos a compradores estrangeiros da América Latina, Europa, Estados Unidos e Canadá.
“Estamos mostrando que o Afroturismo é negócio, que gera emprego e renda, e fortalece o protagonismo da população preta. É histórico o que está acontecendo aqui”, afirmou Tania Neres, coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur.
O tema também foi debatido no workshop “Afroturismo / Black Travel: o mercado que mais cresce economicamente no mundo”, com a presença de Lawrence Phillips, CEO da plataforma norte-americana Green Book Global.
Workshops, homenagens e cooperação técnica
A programação da Embratur na ABAV Expo 2025 inclui ainda reuniões com o Fornatur e a Anseditur, lançamento da Marca Amazônia, capacitação de convidados internacionais e encontros institucionais com governadores e autoridades.
Durante o workshop “Do destino ao produto”, promovido pela Anseditur, o presidente Marcelo Freixo destacou a importância de fortalecer a promoção internacional dos destinos brasileiros.
“Muitas cidades preparam seus territórios, mas ainda precisam aprender a se promover internacionalmente. Estar na prateleira das operadoras é essencial para ampliar a presença do Brasil no mundo”, reforçou Ítalo Mendes, presidente da Anseditur.