Programa Geração completa 25 anos no Festival do Rio com curtas feitos por crianças e adolescentes e o tradicional Encontro de Educadores.
25 anos de cinema e educação
O Programa Geração, segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, completa 25 anos em 2025. Criado para apresentar o cinema como instrumento cultural, social e pedagógico, o projeto mantém sua essência com atividades gratuitas que valorizam o protagonismo jovem.
Vídeo Fórum: jovens cineastas em destaque
Neste ano, o Vídeo Fórum reúne 61 curtas-metragens produzidos por alunos de escolas e projetos do Brasil, além de trabalhos vindos da Itália, Argentina, Portugal, Espanha e Eslováquia.
As sessões matinais gratuitas acontecem no Cine Odeon, no CCJF – Centro Cultural Justiça Federal e no Estação NET Botafogo, com mediação de professores e espaço para debate entre os jovens realizadores e o público.

Encontro de Educadores
No sábado, 4 de outubro, a partir das 9h30, o Estação NET Rio recebe o tradicional Encontro de Educadores. Este ano será exibido o longa “Aventuras de Makunáima – Histórias Encantadas da Amazônia”, de Chico Faganello, parte da programação Especial COP30: Futuros Possíveis. Após a sessão, o diretor coordena mesa de debates com o tema “Para Além do Ponto de Ruptura: Ideias e Imagens do Amanhã”.
Programação gratuita
As sessões acontecem entre 2 e 10 de outubro, sempre às 8h, com entrada gratuita e por ordem de chegada. A agenda inclui exibições de curtas realizados por alunos do Ensino Fundamental e Médio em diferentes espaços da Cinelândia e Botafogo.
Um legado para a formação cultural
Mais do que um espaço de exibição, o Programa Geração promove o encontro de visões de mundo, fortalecendo a relação entre cinema, escola e comunidade. Há 25 anos, vem consolidando sua relevância como plataforma de formação e diálogo.