A a.thebaldigaleria abre a mostra “Manobras Contemporâneas” com obras de quatro artistas e curadoria de Vanda Klabin, até 28 de setembro.
Exposição “Manobras Contemporâneas” abre na a.thebaldigaleria
Um diálogo poético na arte contemporânea
A a.thebaldigaleria, no Casa Shopping, abre no dia 11 de setembro, às 14h, a coletiva “Manobras Contemporâneas”, sob curadoria da historiadora Vanda Klabin. A mostra antecipa as comemorações dos 40 anos da galeria, que serão celebrados em 2026, reunindo cerca de 40 obras de Armarinhos Teixeira, Evandro Soares, Marcelo Solá e Rafael Vicente.
A proposta é criar um diálogo entre linguagens distintas, revelando conexões que exploram os limites entre forma, espaço e matéria. Entre pinturas, esculturas e instalações, o público será convidado a refletir sobre as fronteiras da arte contemporânea.

Segundo a curadora Vanda Klabin, “A arte contemporânea protagoniza experiências que estabelecem o nervo das suas inquietações que ela apresenta no seu interior, com seus descompassos, atritos e ambiguidades. A exposição coletiva ‘Manobras Contemporâneas’, composta por quatro artistas em diálogo, fazem parte desse mapeamento poético. Seus trabalhos são direcionados para um universo de práticas artísticas multidirecionadas e interrogativas, na qual cada artista anuncia o seu embate entre o modo de ser e de fazer. Está presente um acidentado percurso entre as obras, dado que as fronteiras entre os diferenciados trabalhos se fluidificam, se entrelaçam e perdem as suas linhas demarcatórias, pois estão situadas num lugar intervalar, com suas infinitas modulações”.
Os artistas da mostra
Armarinhos Teixeira
Residente em São Paulo, iniciou sua trajetória nos anos 80, com oficinas no Centro Cultural São Paulo. Sua produção envolve esculturas, instalações, desenhos e bioarte, criando pontes entre arte e ciência. Sua pesquisa busca integrar processos artísticos e naturais, com foco em um mundo ambientalmente sustentável e regenerativo.
Evandro Soares
Nascido em Piritiba, na Chapada Diamantina (BA), começou como aprendiz de serralheiro antes de se firmar como artista. Premiado na Bienal Naïfs do Brasil (2012) e no Salão de Arte Contemporânea de Jundiaí (2013), desenvolveu uma carreira que o projetou em exposições nacionais e internacionais.
Marcelo Solá
Natural de Goiânia, onde vive e trabalha, tem sua obra voltada para o limite entre desenho, pintura e instalação. Reconhecido pela crítica, possui trabalhos em acervos de instituições como o MAM-SP, o MAR-RJ e o Museu de Arte de Recife.
Rafael Vicente
Nascido em Niterói (RJ), é influenciado pela paisagem urbana e utiliza cores e perspectivas que remetem às metrópoles. Suas pinturas muitas vezes se expandem para o espaço expositivo. Formado pela EBA/UFRJ, já participou de residências artísticas em Paris, Madri e Moçambique, além de ter obras reconhecidas por curadores como Vanda Klabin, Marcus Lontra e Jorge Salomão.
Serviço
- Exposição: “Manobras Contemporâneas”
- Curadoria: Vanda Klabin
- Artistas: Armarinhos Teixeira, Evandro Soares, Marcelo Solá e Rafael Vicente
- Abertura: 11 de setembro, às 14h
- Local: a.thebaldigaleria – Casa Shopping (Av. Ayrton Senna, 2150, lojas F e M, bloco G, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro)
- Visitação: até 28 de setembro
- Horário: segunda a sábado, das 10h às 20h; domingos, das 14h às 20h
- Contatos: @athebaldigaleria | www.athebaldigaleria.com | WhatsApp: (21) 3325-3322
Fotos Vera Donato