A Emirates inaugura em Dubai um centro de treinamento de tripulação que amplia em 54% a capacidade anual, com investimento de US$ 135 milhões.
Inauguração do novo centro
A Emirates anunciou a inauguração de seu novo centro de treinamento de tripulação de voo em Dubai, alinhado ao crescimento estratégico da companhia aérea. A instalação, construída com um investimento de US$ 135 milhões, amplia em 54% a capacidade anual de treinamento de pilotos, o que representa mais 45.000 horas de instrução.
Estrutura e tecnologia
Com 5.968 m², o centro abriga seis baias completas para simuladores de voo e foi projetado especialmente para fins de treinamento. Localizado próximo a outras instalações da Emirates em Dubai, integra um ecossistema voltado ao desenvolvimento dos funcionários.
“Nosso novo Centro de Treinamento de Tripulações da Emirates é revolucionário e tem um papel significativo a desempenhar, tanto no ecossistema da indústria quanto na ascensão de Dubai como um centro global de aviação. Cada centavo do nosso investimento de AED 500 milhões já está gerando valor”, afirmou Sua Alteza Xeique Ahmed bin Saeed Al Maktoum, Presidente e CEO do Grupo Emirates.

Ele destacou ainda que o espaço “estabelece novos padrões e atua como o melhor em treinamento de aviação, moldando nossos programas e a preparação para nossa futura frota”.
Experiência imersiva para pilotos
Os simuladores de voo contam com a Estação de Suporte ao Piloto (PSS), desenvolvida internamente para otimizar a preparação. Antes das sessões, os pilotos podem configurar cabines e elaborar planos de voo em ambiente imersivo.
As sessões são gravadas e podem ser revistas pelos instrutores, ampliando o aprendizado. O centro também utiliza recursos de impressão 3D para produzir componentes e estruturas, gerando economia anual de até AED 1 milhão.
Capacidade e certificações
Atualmente, o centro iniciou o treinamento com dois simuladores do Airbus A350, com previsão de mais quatro, incluindo o Boeing 777X, nos próximos dois anos. Cada simulador pode oferecer até 7.500 horas de treinamento para mil pilotos anualmente.
Quando totalmente operacional, a Emirates terá 17 simuladores em suas instalações, somando 130.000 horas de treinamento anuais. O primeiro simulador do A350 já recebeu qualificação nível D, a mais alta da categoria, da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA).
Formação contínua
O novo espaço também inclui quatro salas de aula para treinamentos de conversão, recorrência e comando. Além dele, a Emirates mantém programas de formação em instituições como o Flight Training Academy, a Aviation University e o Cabin Crew Training Centre, oferecendo centenas de cursos para profissionais da aviação.
Expansão e recrutamento
Em fase de crescimento, a Emirates está recrutando pilotos para os programas Capitães de Entrada Direta, Comando Acelerado e Primeiros Oficiais. A companhia, que opera a maior frota mundial de A380 e Boeing 777, reforça sua posição como referência global em aviação e inovação.