ALLOS lança guia de Construções Sustentáveis para retrofit e expansões de shoppings, priorizando ecoeficiência e economia circular.
A ALLOS anunciou um novo guia de Construções Sustentáveis para padronizar obras de retrofit e expansões em seus shoppings. A iniciativa estabelece critérios técnicos que visam à redução de emissões de carbono, ao uso racional de recursos naturais e ao incentivo da economia circular.
O material foi dividido em sete eixos, que incluem o uso de materiais sustentáveis, circularidade e gestão de resíduos, controle de emissões de carbono, além do monitoramento do consumo de água e energia elétrica. Para garantir a execução, a companhia treinou 100% dos gestores de projetos e equipes de construtoras envolvidas.

Projeto piloto em Belo Horizonte
O piloto do programa foi aplicado em 2024 no Shopping Del Rey, em Belo Horizonte, com retrofit da fachada e área externa, que ganhou também uma nova área verde. Atualmente, as diretrizes já orientam obras no Shopping Uberlândia (MG), no Parque Dom Pedro (SP) e na expansão do Shopping Tijuca (RJ), que contará com um rooftop gastronômico para o Tast Lab.
Metas ambientais
De acordo com o diretor de Desenvolvimento e Novos Negócios da ALLOS, Mário Oliveira, os projetos passarão a contar com mais de 40 indicadores de sustentabilidade, permitindo o acompanhamento detalhado da redução das emissões de carbono.
Entre as principais premissas estão:
- 75% de reaproveitamento de resíduos, com incentivo à reciclagem;
- 50 kg de resíduo por m² como limite máximo de geração;
- 100% de registro do consumo de água, energia e transporte;
- Uso de madeira certificada e fornecedores locais;
- Adoção de iluminação eficiente e fontes renováveis;
- Captação de água de chuva e sistemas de reuso em obras;
- Redução de 5% no Potencial de Aquecimento Global, com alternativas como energia fotovoltaica;
- Barreiras físicas e clausuras para controle de ruídos no entorno.
Sustentabilidade como estratégia
A ALLOS foi a primeira empresa do setor a assumir metas ESG para 2030 e 2040 e é a única a integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. A companhia também figura no Carbon Disclosure Project (CDP) e possui certificações internacionais reconhecidas.
Segundo Oliveira, “há um direcionamento muito claro sobre as mudanças que precisamos adotar, pensando em nossos shoppings como espaços que transformam”.