Alex Ferraz

Seminário debate futuro sustentável do Catete no Museu da República

Foto 1 Preserva Catete- Divulgação (1)

Museu da República recebe o seminário “Diálogos Urbanos: o bairro do Catete”, em 26 de setembro, para debater soluções sustentáveis para a região.


Encontro no Museu da República

No dia 26 de setembro, das 9h às 18h30, o Museu da República sediará o seminário “Diálogos Urbanos: o bairro do Catete”. O evento reunirá moradores, comerciantes, especialistas, autoridades e instituições acadêmicas para discutir propostas de desenvolvimento sustentável para a região. A iniciativa conta com o apoio da Rede Windsor Hoteis.


Preservação e comunidade

O seminário integra a programação da Primavera dos Museus e é uma realização do Grupo Preserva Catete, criado em 2019 para mobilizar a comunidade em torno da preservação do patrimônio cultural e da qualidade de vida no bairro.

A proposta tem como base os projetos elaborados no curso de extensão “Cidade e Patrimônio: o bairro do Catete”, realizado em 2024 pela FAU/UFRJ, em parceria com o IAB/RJ, a ACLAMA e o próprio Museu da República.

Foto 2 Preserva Catete- Divulgação

Programação do seminário

A programação inclui mesas-redondas, apresentações de projetos e debates coletivos que envolvem temas como infraestrutura, preservação do patrimônio, ações sociais, turismo e ordenamento urbano.

Entre os palestrantes confirmados estão Ana Cecília Lima, diretora do Museu da República; Carlos Fernando Galvão, fundador do Grupo Preserva Catete; e Bernardo Rubião, subprefeito da Zona Sul.


Compromisso com o território

Para a Rede Windsor Hoteis, que possui uma de suas unidades mais tradicionais no bairro, o apoio ao seminário reforça sua ligação com o Catete.

“Acreditamos que apoiar iniciativas como o Seminário ‘Diálogos Urbanos: o bairro do Catete’ é uma forma de contribuir para a valorização cultural e para o desenvolvimento social do Rio de Janeiro. Temos uma ligação histórica com a cidade e com o Catete e buscamos sempre incentivar projetos que fortaleçam a identidade dos bairros e promovam melhorias reais para as comunidades locais”, destaca Vitor Almeida, gerente de marketing da Rede Windsor Hoteis.


Voz da comunidade

Segundo Carlos Fernando Galvão, do Preserva Catete, a expectativa é que o encontro inspire novas parcerias e políticas públicas:

“Ousamos pensar que esse novo seminário pode servir de modelo para que mais moradores, de outros bairros, façam o mesmo. Como se diz por aí, é sobre pensar universal, mas agir local. A cidade e os moradores só têm a ganhar com essas iniciativas.”


Serviço

Seminário “Diálogos Urbanos: o bairro do Catete”

Sair da versão mobile