Alex Ferraz

Pablo Soares e Reppolho celebram o legado de John Lee Hooker no show “Afro Mississippi Blues”

Reppolho e Pablo Soares

Duo estreia o show no Mississippi Delta Blues, na Gamboa

O guitarrista carioca Pablo Soares e o veterano percussionista pernambucano Reppolho prestam tributo ao mestre John Lee Hooker no palco do Mississippi Delta Blues, na Gamboa, no dia 20 de setembro, sábado, às 21h30. O show “Afro Mississippi Blues – Tributo a John Lee Hooker” estreia com um repertório visceral formado pelos grandes clássicos da lenda da música e com o duo que mescla a potência da guitarra elétrica típica do blues com a força percussiva marcada pela diversidade rítmica de várias partes do continente americano.

Afro Mississippi Blues

Desta vez, o duo se reúne para prestar homenagem a JOHN LEE HOOKER, grande mestre do blues e da música ocidental em geral, já que seu som único e autêntico influenciou diversos artistas de sua geração e das seguintes, de vários estilos musicais, com uma pegada rítmica que ajudou a forjar o que depois veio a se tornar o rock n’ roll. Com Pablo à frente na guitarra e vocal e Reppolho acompanhando com sua percussão visceral e intensa, tocam os clássicos eternizados por John Lee Hooker, mesclando a potência da guitarra elétrica típica do blues com a força percussiva marcada pela diversidade rítmica de várias partes do continente americano e exaltando seu lado espiritual, ancestral e místico.

– Uma colaboração com Carlos Santana lançou a alcunha de curandeiro ao mestre (‘The Healer’, faixa que abre o premiado álbum homônimo de 1989). Neste trabalho, celebramos a memória e o legado histórico de John Lee Hooker, vendo-o como um tipo de shaman, kahuna ou pajé, grande representante de toda essa gira musical. Com isso, reivindicamos o elemento de cura do blues que, com seu caráter universal, atemporal e ultrapassando barreiras linguísticas, constitui uma força contundente para a emancipação dos corações e mentes e para invocar o espírito de unidade entre os povos e de conexão com a nossa terra – explica Pablo Soares.

Pablo Soares

Natural do Rio de Janeiro, Pablo Soares se interessou muito cedo pela música e teve a oportunidade de aprender a tocar guitarra ainda muito jovem. Foi inicialmente influenciado pelos chamados “guitar heroes” do rock inglês e posteriormente pelos grandes nomes do blues, desde os pioneiros fundadores do gênero até os guitarristas que impulsionaram a explosão criativa dos anos 60. A sua música também reflete os ouvidos atentos a toda a diversidade musical afroamericana, como o jazz, o jongo, os afrosambas e o reggae. Com vasta experiência e desenvoltura na guitarra, Pablo é destaque no cenário do blues e em saraus variados. Com isso, vem atraindo a atenção do público e de grandes nomes da música, como os mestres do ritmo Robertinho Silva e Reppolho, com quem se apresentou ao vivo em participações especiais diversas vezes.

Reppolho

Percussionista, compositor, escritor e pesquisador pernambucano, seu nome se confunde com a própria história da música popular brasileira nas últimas décadas, tendo tocado por muitos anos com grandes artistas como Gilberto Gil, Elba Ramalho, Pepeu Gomes, Moraes Moreira, João Bosco, Paulo Moura, Milton Nascimento, Elza Soares e tantos outros. Como compositor, gravou vários discos em sua carreira solo, entre eles o “Batukantu”. Deste álbum, algumas músicas foram reapresentadas em formato duo (percussão/voz e guitarra) em apresentações ao vivo no Rio de Janeiro e em Niterói, no espetáculo “Batukantu Eletro-acústico”, com o acompanhamento de Pablo Soares.

Serviço:

Local: Mississippi Delta Blues RJ – R. Pedro Ernesto, 89 – Gamboa, Rio de Janeiro – RJ

Dia e hora: 20 de setembro, sábado, às 21h30 (abertura da casa às 18h30)

Entrada: R$ 20

Rede social:

@msdeltarj

@pablosoaresguitar

@reppolho_percussao

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho

Sair da versão mobile