Evento I Love Italian Wines reúne em São Paulo 500 rótulos italianos, masterclasses exclusivas e reforça expansão do setor no Brasil
Itália celebra expansão dos vinhos no Brasil
A Itália apresentou o melhor de sua produção vitivinícola na segunda etapa dos roadshows I Love Italian Wines, realizada em São Paulo, com cerca de 500 rótulos de 55 empresas entre vinícolas e importadoras.
Na abertura do evento, o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, destacou: “O momento atual é favorável para investimentos e para a abertura de novos mercados para a Itália. O setor enogastronômico é um dos mais importantes e prova disso é o crescimento de 10% na importação de vinhos italianos para o Brasil ocorrida no último ano.”
O roadshow, que já passou pelo Rio de Janeiro e se encerra em Belo Horizonte, é organizado pela ICE – Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas (ITA), em parceria com a Milanez & Milaneze, responsável pela Vinitaly, e a Wine South America.

Masterclasses de especialistas
Um dos grandes destaques foram as masterclasses conduzidas por Jorge Lucki e Marcelo Vargas, dois dos mais renomados nomes do setor no Brasil.
Na primeira apresentação, Jorge Lucki, crítico de vinhos e membro da Académie Internationale du Vin, selecionou doze rótulos de diferentes regiões italianas, como o Ciró DOC Rosso da Calábria, o Etna Rosso Pietradolce 2022 da Sicília e o tradicional Brunello di Montalcino DOCG 2020 da Toscana.
Já a segunda masterclass, comandada por Marcelo Vargas, reuniu vinhos premiados pelo Merano Wine Festival. Entre eles, o Grumarello Carmignano Riserva DOCG, da Toscana, e o Barbera d’Asti DOCG Superiore, do Piemonte, que reforçaram a diversidade e a qualidade da produção italiana.

Empresas e regiões participantes
O evento contou com vinhos de diferentes regiões da Itália, como Abruzzo, Calábria, Campânia, Friuli-Venezia Giulia, Lazio, Lombardia, Marche, Toscana, Piemonte, Puglia e Sicília.
Participaram nomes consagrados, como Cantina Tollo, Avignonesi, Castello di Verrazzano, Cantina Sociale di Manduria, Valle delle Ferle, entre outros. Também estiveram presentes importadoras brasileiras, como BWC Wine Cellars, ItaliaMais, Italy Import e Vinifera Import, que apresentaram seus portfólios ao público.
Consolidação do setor no Brasil
De acordo com Milena Del Grosso, diretora da Agência ICE no Brasil, “esse é o quarto ano em que realizamos os roadshows, uma oportunidade única de apresentar os vinhos italianos ao mercado brasileiro”.
O evento reforça o papel da Itália como um dos principais fornecedores de vinhos premium para o mercado brasileiro, ampliando laços comerciais e culturais entre os dois países.
Sobre os organizadores
A ICE – Agência para a Promoção no Exterior e a Internacionalização das Empresas Italianas atua há quase um século na promoção do comércio e da marca Made in Italy no exterior, com presença em 85 escritórios no mundo.
A Wine South America, maior feira profissional de vinhos da América Latina, e a Vinitaly, uma das principais feiras internacionais do setor vitivinícola, também são parceiras estratégicas dessa iniciativa.