Bradesco apresenta o minidocumentário “Sabores de Tiradentes”, gravado no Festival de Cultura e Gastronomia, celebrando tradição e memória da culinária mineira
Celebração da cultura mineira
O Bradesco reforça seu compromisso com a valorização cultural ao lançar o minidocumentário “Sabores de Tiradentes”, produção que mergulha na essência da culinária mineira. O lançamento acontece no mês em que Minas Gerais se torna palco de grandes celebrações, incluindo o Festival Fartura BH, marcado para os dias 27 e 28 de setembro, no Mirante Belvedere, também com patrocínio do banco.
Histórias que conectam gerações
Gravado durante o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes 2025, evento que conta com o apoio do Bradesco há quase 15 anos, o filme mostra como a cozinha mineira é mais que sabor: é memória, afeto e identidade.

A narrativa é conduzida pelas trajetórias de duas mulheres: Carla Josiane, produtora de alimentos artesanais e chef, e Fernanda Fonseca, também chef. Ambas tiveram suas histórias transformadas pelo festival e simbolizam a força feminina, o fazer artesanal e a valorização dos ingredientes locais.
Valorização da cultura
“O Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes é um espaço único para celebrar a diversidade que só o Brasil tem. Por meio da plataforma Bradesco Cultura, queremos impulsionar histórias como as de Carla e Fernanda, que transformam ingredientes em memória e afeto, conectando pessoas e territórios à nossa marca”, afirma Raquel Bonaparte, head de experiência de marca do Bradesco.
O minidocumentário integra a plataforma Bradesco Cultura, que tem como propósito apoiar e promover narrativas autênticas que fortalecem a identidade cultural brasileira.
Sobre a plataforma Fartura
O projeto Fartura – Gastronomia do Brasil é considerado a principal plataforma gastronômica do país, com iniciativas de pesquisa, produção de conteúdo e eventos. Desde 2012, as Expedições Fartura percorreram mais de 100 mil km, visitaram quase 300 cidades e realizaram mais de 260 entrevistas.
Os Festivais Fartura já chegaram a 10 cidades brasileiras e também a Lisboa e Porto, em Portugal, alcançando cerca de 1 milhão de pessoas ao longo dos anos.