Documentário Novas raízes – Escolhas do Futuro estreia em setembro no Discovery e HBO Max, destacando ciência e sustentabilidade no Brasil
Estreia do documentário
O documentário Novas raízes – Escolhas do Futuro coloca o Brasil, líder global na exportação de celulose, no centro do debate sobre o futuro do planeta. A produção estreia no dia 23 de setembro, às 23h45, no canal Discovery e na HBO Max. O filme destaca o papel do indivíduo na construção de um mundo sustentável por meio de escolhas conscientes, hábitos responsáveis e a preferência por cadeias produtivas sustentáveis.
Parceria internacional
Resultado da parceria entre Warner Bros. Discovery, Casa Redonda e a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), o documentário mostra como ciência, tecnologia e práticas inovadoras do setor de árvores plantadas se tornaram aliadas estratégicas na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Histórias reais e soluções sustentáveis
Com 47 minutos de duração, a produção apresenta histórias de profissionais que atuam no cultivo, pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras que unem engenharia genética, biotecnologia e práticas agrícolas sustentáveis.
“Essa produção mostra como a união entre marcas, talentos criativos e parceiros estratégicos pode fazer a diferença. Nosso objetivo é contar histórias reais e transformadoras para criar um impacto duradouro no público”, comenta Eduardo Teixeira, diretor de Soluções Criativas da Warner Bros. Discovery Brasil.
“O documentário é algo inédito para o setor de árvores cultivadas. Dá visibilidade sem precedentes a uma indústria que orgulha o Brasil ao aliar ciência, inovação e sustentabilidade. Ao longo de décadas de investimentos, o setor se consolida como referência global, com positivo impacto socioeconômico no país e geração e compartilhamento de riquezas. Respaldado pelas certificações internacionais mais rigorosas, é hora de mostrar ao mundo nosso case de sucesso”, afirma Paulo Hartung, presidente da Ibá.
Produção e apoios
Com direção de Eduardo Rajabally e roteiro de Kenya Zanatta, o documentário é uma coprodução da Casa Redonda. O projeto conta ainda com o apoio de 15 empresas da indústria de base florestal: Bracell, Eldorado, Klabin, Suzano, Smurfit Westrock, CMPC, Papirus, BO Paper, Ibema, Irani, Norflor, Quick-Step, RMS, TTG Brasil e Veracel.
Sobre os realizadores
- Warner Bros. Discovery: empresa global de mídia e entretenimento presente em mais de 220 países e territórios, com um amplo portfólio de marcas, incluindo Discovery Channel, HBO, CNN, Cartoon Network e Warner Bros.
- Ibá: associação que representa a cadeia produtiva de árvores plantadas para fins industriais e de restauração, protagonista da bioeconomia de larga escala no Brasil.
- Casa Redonda: produtora cultural brasileira com atuação internacional no cinema, TV e artes visuais, responsável por títulos como Espaço Além – Marina Abramovic e o Brasil e Meu Querido Supermercado.