Peças de coleções anteriores da Riachuelo reforçam moda circular e geram renda para mulheres do programa ASMARA.
A Riachuelo doa 20 mil peças de roupas para a Gerando Falcões, fortalecendo o programa ASMARA e abastecendo os bazares sociais da ONG. Os itens, provenientes de coleções anteriores, serão revendidos por mulheres beneficiadas pelo projeto, promovendo inclusão econômica, geração de renda e sustentabilidade ambiental, ao prolongar o ciclo de vida das roupas.
O programa ASMARA incentiva o empreendedorismo feminino por meio de um modelo de microcrédito solidário, em que as participantes organizam ligas para revender roupas em suas comunidades. Mais de 3 mil mulheres no estado de São Paulo já foram beneficiadas. Nos bazares sociais em São Paulo e Poá, toda a receita obtida com vendas é reinvestida em projetos da ONG, formando um ciclo sustentável de impacto social.

“A moda circular nos permite transformar o que seria descartado em oportunidades de futuro. Ao unir sustentabilidade e impacto social, mostramos que é possível mudar realidades com colaboração. Essa doação da Riachuelo fortalece nossa missão de transformar a pobreza em dignidade”, afirma Mayara Lyra, Diretora de Negócios Sociais da Gerando Falcões.
O movimento de moda circular cresce no Brasil como alternativa de consumo consciente. Dados da Ellen MacArthur Foundation apontam que cerca de 500 mil toneladas de roupas ainda em bom estado são descartadas anualmente, e 80% desses resíduos têxteis são incinerados, aterrados ou descartados no meio ambiente. Parcerias como a da Riachuelo e da Gerando Falcões reforçam a importância de impacto social aliado à sustentabilidade.
Além do projeto com a Riachuelo, a Gerando Falcões mantém iniciativas com marcas como Havaianas e Cotton On, transformando doações em recursos financeiros para projetos sociais de alta escala e impacto.