Praia do Estaleiro, em Balneário Camboriú, deve liderar valorização imobiliária no Brasil, com foco no superluxo e regras ambientais rigorosas
Uma das praias mais preservadas do litoral catarinense, o Estaleiro, em Balneário Camboriú (SC), está se consolidando como o novo polo do mercado imobiliário de alto padrão no Brasil. A região, que abriga uma rigorosa Área de Proteção Ambiental (APA), limita a ocupação a apenas 40% dos terrenos, tornando os imóveis ainda mais exclusivos e valorizados. De acordo com o especialista Fabrício Bellini, CEO da Blue Heaven Empreendimentos, o metro quadrado no Estaleiro deve ultrapassar R$ 100 mil nos próximos três anos, posicionando a praia entre as áreas mais caras e cobiçadas do país.
Com natureza preservada e cercado pela Mata Atlântica, o Estaleiro atrai ultra ricos em busca de privacidade e mansões “pé na areia”, características que o diferenciam do agito urbano da área central de Balneário Camboriú. A região foi recentemente eleita a melhor Praia de Vila das Américas e da Península Ibérica, segundo pesquisa do Centro Internacional de Formação em Gestão e Certificação de Praias (CIF Playas), reforçando sua visibilidade internacional.

Atualmente, Balneário Camboriú lidera há três anos consecutivos o ranking nacional do metro quadrado mais caro do Brasil, mas a expectativa é que o Estaleiro supere a valorização da área central nos próximos anos. Com regras urbanísticas restritivas, como a limitação de prédios a no máximo quatro andares, e terrenos escassos, a praia passa a ser alvo de grandes empresas do superluxo, como a Blue Heaven.
A construtora prepara projetos icônicos na região, incluindo o AQUOS e o Monolyt, que terão design arrojado, áreas de lazer integradas à natureza e fachadas assinadas pelo renomado escritório Architects Office, comandado por Greg Bousquet. Alguns imóveis contarão com detalhes como piscinas de vidro em seus terraços e grandes áreas verdes preservadas. Os valores de venda atuais já chegam a R$ 40 milhões por unidade.
Segundo Bellini, a valorização do Estaleiro é resultado de uma combinação estratégica: proximidade ao centro da cidade e importantes destinos turísticos, restrições ambientais que protegem a região, baixa oferta de terrenos e um público exigente. “Cada metro quadrado se torna mais raro e, consequentemente, mais caro. Isso cria um ambiente ideal para o superluxo sustentável, que é a proposta da Blue Heaven”, explica o empresário.
A filosofia da Blue Heaven, batizada de “Building With Nature“, propõe integrar inovação, sustentabilidade e alta tecnologia construtiva, conciliando conforto extremo com preservação ambiental. Seus empreendimentos buscam promover uma conexão entre o ser humano e a natureza, ao mesmo tempo em que contribuem para a valorização artística e arquitetônica da região.
Com perspectivas de valorização acelerada, o Estaleiro desponta como um novo símbolo do luxo discreto e ecológico no Brasil, sendo apontado como uma das regiões mais promissoras do mercado imobiliário de alto padrão para os próximos anos.
Mais informações: blueheaven.com.br