Alex Ferraz

Fecomércio RJ celebra comerciantes como protagonistas da economia

Fecomércio RJ homenageia comerciantes do estado, responsáveis por 61% dos empregos e 60% da atividade econômica do Rio de Janeiro

No dia 16 de julho, a Fecomércio RJ celebra o Dia do Comerciante, homenageando os empreendedores que movimentam a economia do Rio de Janeiro. Representando mais de 392 mil estabelecimentos, os 59 sindicatos patronais ligados à federação são responsáveis por 60% da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,8 milhão de empregos formais — o que equivale a 61% dos postos de trabalho em território fluminense.

Segundo Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio RJ, a data é uma oportunidade para reconhecer a importância dos comerciantes no desenvolvimento do estado. “Os comerciantes são protagonistas da economia, responsáveis por gerar empregos, movimentar renda e conectar produtos, serviços e pessoas. São eles que lideram os processos de inovação e respondem às constantes transformações do mercado”, destacou.

Presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior

A Fecomércio RJ atua no fomento do comércio de bens, serviços e turismo no estado, oferecendo apoio por meio de soluções, pesquisas e conteúdo especializado. Representando os interesses de empresários junto ao poder público, a instituição trabalha para fortalecer a competitividade do setor.

Além disso, por meio do Sesc RJ e do Senac RJ, a federação investe em educação profissional, assistência social, cultura, lazer e saúde, beneficiando comerciários e a população em geral. Com forte compromisso social, a Fecomércio RJ e o IFec RJ são signatários do Pacto Global da ONU, alinhando suas ações aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Em um cenário de avanços tecnológicos e mudança nos hábitos de consumo, o papel do comerciante segue essencial para o progresso econômico e social do estado do Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile