Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    terça-feira, 26 de agosto 2025
    Alex Ferraz
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn Threads
    • Beleza
    • Carnaval
    • Cultura
    • Economia
    • Gastronomia
    • Moda
    • Negócios
    • Social
    • Turismo
    • + MAIS
      • Esportes
      • Famosos
      • INTERNACIONAL
      • Música
      • Negócios
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • TV
    Alex Ferraz
    Home»Educação»Primeiro sistema de ensino afrocentrado tem parceria entre Dijara Santos e Ricardo Carvalho

    Primeiro sistema de ensino afrocentrado tem parceria entre Dijara Santos e Ricardo Carvalho

    12/06/2025Nenhum comentário Educação
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp

    Inovador, plural e inclusivo, Ẹ̀KỌ́ propõe a reformulação da educação de crianças e jovens, colocando no centro do processo pedagógico os saberes, histórias, tecnologias e cosmovisões de matriz africana

    O primeiro sistema de ensino afrocentrado do Brasil tem previsão de lançamento no segundo semestre de 2025 e é fruto de uma parceria entre empresas baianas de educação, cultura, empreendedorismo social e entretenimento. O Ẹ̀KỌ́ – Sistema de Ensino Afrocentrado, foi idealizado pelo Escritório do Pensamento e pelo Projeto África 360, em parceria com a empresa Delá, fundada por Dijara Santos, o projeto conta com coordenação pedagógica do professor Ricardo Carvalho e produção executiva da educadora Marília Carvalho.

    Com material didático original, trilhas formativas específicas para educadores e plataformas tecnológicas com identidade visual e cultural negra, o sistema se apoia em três pilares: ancestralidade, inovação e justiça racial.

    A proposta, segundo os organizadores, é inovadora e ancestral, e visa reformular profundamente a educação básica, da infância à juventude, colocando no centro do processo pedagógico os saberes, histórias, tecnologias e cosmovisões de matriz africana. O nome Ẹ̀KỌ́, termo inspirado na palavra iorubá que significa “Educação” e “transmissão do saber com finalidade formativa”, carrega desde sua origem um profundo sentido espiritual e coletivo. “Ẹ̀KỌ́ é o reencontro entre o saber e a dignidade, comprometido com a superação do modelo eurocentrado” defende o educador e historiador Ricardo Carvalho, Gestor do Escritório do Pensamento.

    Atualmente em fase avançada de desenvolvimento, o sistema será oficialmente lançado ainda este ano, após uma série de encontros estratégicos entre Brasil e África.

    “O sistema Ẹ̀KỌ́ nasceu como resposta à urgência histórica de construir uma escola que respeite e celebre a identidade negra. Ele não é uma adaptação do que já existe. É uma fundação nova, viva, afrocentrada e comprometida com a emancipação dos nossos”, afirma Ricardo Carvalho.

    “Cada página, cada atividade, cada gesto pedagógico afirma que as crianças negras têm direito de se ver, se reconhecer e se orgulhar em sala de aula”, declara Marília Carvalho que está à frente da equipe de produção de conteúdo e diagramação do Escritório do Pensamento.

    Um dos principais diferenciais do projeto é a criação de uma instância de curadoria ancestral, denominada Bancada de Ancestrais. Trata-se de um conselho orientador composto por referências históricas, simbólicas e vivas da intelectualidade afro-brasileira e africana, como Nzinga, Dandara, Malcolm X, Makota Valdina, Nelson Mandela, Abdias do Nascimento, Bell Hooks, Conceição Evaristo e Milton Santos. Esta instância norteará as decisões pedagógicas e filosóficas do sistema, fundamentada na tradição africana de respeito à hierarquia moral e intelectual dos ascendentes, bem como no papel formativo de professores, pais e gestores.

    O sistema também vai integrar tecnologias educacionais avançadas, como robótica, inteligência artificial crítica, sustentabilidade e plataformas digitais adaptadas para regiões de baixa conectividade, todas com estética e linguagem afrocentradas. O objetivo é preparar uma juventude negra protagonista nos campos da ciência, da arte e da inovação.

    “O Ẹ̀KỌ́ é mais que um projeto educacional, é um projeto de vida. Nasce do meu ventre, da minha história e, sobretudo, do amor pelo meu filho. É por ele que acredito na urgência de um novo caminho, onde crianças negras se vejam, se reconheçam e se orgulhem de quem são. Criamos um sistema em que nossas crianças deixam de ser espectadoras para se tornarem protagonistas de um saber ancestral. É uma revolução feita por nós, para nós — e começa aqui, com a certeza de que toda criança preta pertence, tem potência e é África”, afirma Dijara Santos.

    Em outubro deste ano, os idealizadores do projeto estarão na África do Sul, em um encontro com investidores africanos e brasileiros. O objetivo é consolidar parcerias e definir os caminhos para a viabilização internacional do sistema para que ele entre em operação em 2026.

    A iniciativa faz parte do Projeto África 360, plataforma dedicada à internacionalização de afroempreendedores. Com isso, educadores, autores, gestores escolares, secretários de educação, prefeitos e lideranças educacionais devem estar atentos.

    Embora enraizado na Bahia, Ẹ̀KỌ́ conta com a colaboração de educadores de todo o país e do continente africano, conferindo ao sistema um caráter universal e cosmopolita.

    Fotos: Arquivos Pessoais

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Veja também...

    Gabarito Educação celebra desempenho no vestibular da UFU: 11 aprovações em Medicina

    17/08/2025

    Competições Senac 2025 chegam ao Rio para revelar talentos

    15/08/2025

    Cursos Online Gratuitos: A nova fronteira da educação acessível

    05/08/2025

    Comments are closed.

    Últimas Notícias
    • Faceta em resina sem desgaste e facetas de resina em SP: estética acessível com mínima intervenção
    • Light celebra 120 anos de história com a instalação imersiva “Anos-Luz”, de Bia Lessa, no MAM Rio
    • Procura por seguros de automóveis sobe 3,69% em julho ante junho
    • H&M estreia no Brasil com loja física e e-commerce
    • Moda, sustentabilidade e arte marcaram o Projeto Tramas
    • Espetáculo “De Toda Forma é Amor” estreia em Fortaleza e propõe reflexão sobre igualdade e diversidade
    Alex Ferraz
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn Threads
    © 2025 Alex Ferraz.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível através da exibição de anúncios on-line aos nossos visitantes. Por favor, ajude-nos desativando seu bloqueador de anúncios.