Alex Ferraz

Novotel amplia compromisso com os oceanos em parceria com a WWF

Rede lança princípios para frutos do mar sustentáveis e amplia cardápio plant-based em 600 hotéis até 2026.

Antecipando o Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho), o Novotel celebra o primeiro ano de sua parceria global com a WWF (World Wide Fund for Nature), anunciando duas ações concretas em prol da preservação marinha: os novos Princípios para Consumo Sustentável de Frutos do Mar e a ambição global de cardápios Plant-Forward, que reforçam o compromisso da rede com práticas alimentares mais saudáveis, responsáveis e alinhadas à proteção da biodiversidade marinha.

Princípios para o consumo sustentável de frutos do mar

Desenvolvida com a WWF França, a nova política será aplicada nos 600 hotéis da rede e inclui a proibição de 350 espécies ameaçadas de extinção, o incentivo ao uso de peixes certificados pelo MSC (Marine Stewardship Council) e frutos do mar cultivados de forma responsável, com selos como ASC (Aquaculture Stewardship Council) e orgânico. A ação é acompanhada de treinamentos globais para chefs e equipes de Alimentos & Bebidas, além de novos programas de rastreabilidade em parceria com a plataforma Seafood Souq.

Cardápio Plant-Forward em expansão

O Novotel também avança com sua estratégia alimentar Plant-Forward, com o objetivo de garantir que ao menos 25% dos cardápios de todos os hotéis sejam baseados em vegetais até 2026. Atualmente, 39% das unidades já atingem essa meta. A proposta é oferecer uma culinária saborosa, acessível e ambientalmente consciente, com apoio de um instituto culinário internacional de referência.

Um ano de avanços ambientais

Desde o lançamento do plano de preservação dos oceanos, em junho de 2024, o Novotel adotou uma série de medidas sustentáveis:

A marca também apoiou o Projeto de Melhoria da Pesca (FIP) para a lula indiana em Kerala, na Índia, além de parcerias com fornecedores da Seafood Taskforce na Europa. Projetos com o Blue Panda, embarcação científica da WWF, incluíram ações no Mar Mediterrâneo, França, Grécia, Itália, Croácia e Turquia, com foco em redes fantasmas, áreas marinhas protegidas e conscientização de crianças.

Formação e impacto global

Em 2025, o Novotel lança dois novos treinamentos em parceria com a WWF e AXA Climate: um sobre consumo sustentável de frutos do mar e outro sobre conscientização oceânica, voltado às equipes dos hotéis. A marca também participará ativamente da Conferência da ONU sobre os Oceanos (UNOC), em Nice, reforçando seu papel como líder em turismo sustentável e proteção marinha.

“Nosso bem-estar está diretamente ligado à saúde dos oceanos. Proteger os mares é proteger nosso próprio futuro”, afirma Jean-Yves Minet, presidente global da marca Novotel.

Com ações que combinam educação, inovação e responsabilidade, o Novotel reforça seu papel como agente transformador na hotelaria mundial, investindo em políticas que respeitam os ecossistemas e mobilizam hóspedes, equipes e parceiros para construir um futuro mais sustentável.

Saiba mais sobre o relatório e as iniciativas em: Novotel – Ocean

Sair da versão mobile