Alex Ferraz

Goiânia celebra 100 anos do Art Déco com programação especial

Obelisco Gutto Lemes

Cidade lançará calendário comemorativo com eventos que valorizam seu patrimônio arquitetônico e cultural

Goiânia lança nesta quinta-feira (15) o calendário oficial dos 100 anos do Art Déco, com ações culturais que se estendem ao longo de 2025.

A capital goiana, reconhecida internacionalmente como a segunda cidade com maior acervo Art Déco do mundo — atrás apenas de Miami, nos Estados Unidos —, dá início a uma agenda comemorativa que homenageia o movimento artístico que marcou sua fundação e identidade urbana.

O estilo Art Déco, surgido na Europa nos anos 1920, influenciou a arquitetura, o design, a moda, a pintura e o cinema em várias partes do mundo. Em Goiânia, ele está intrinsecamente ligado à própria história da cidade, projetada e construída a partir dos anos 1930 sob orientação de Pedro Ludovico Teixeira, com plano urbanístico de Attílio Corrêa Lima e Armando de Godoy. Hoje, a cidade abriga 22 edifícios e monumentos representativos do estilo, tornando-se um importante polo de referência no Brasil.

Produtor cultural e guia de turismo especializado no movimento, Gutto Lemes Gutto Lemes

O evento de lançamento da programação ocorre no Ibis Styles Goiânia Shopping Estação, e promete uma verdadeira imersão no tempo. A programação inclui:

Além das experiências visuais e sonoras, o paladar também será contemplado. O chef André Marques, do restaurante Fio da Meada, criou um prato especial batizado de “Carne Serenada da Cidade Nova”, que será servido durante o lançamento. A receita leva carne bovina serenada, assada lentamente, acompanhada de purê de cabotiá amanteigado com crisps de taiobá. A proposta é unir elementos rústicos e tradicionais da gastronomia goiana com técnicas modernas, criando uma analogia entre o espírito do sertão urbano e o refinamento do Art Déco.

A programação do centenário foi idealizada pelo produtor cultural e guia de turismo Gutto Lemes, com apoio do Ibis Styles Goiânia, Shopping Estação Goiânia e Instituto Federal de Goiás. Durante o evento, serão reveladas as ações previstas ao longo do ano, como:

Segundo Gutto Lemes, essa celebração não é apenas uma homenagem estética, mas também uma forma de educar e envolver a população sobre a importância do patrimônio urbano de Goiânia. “O Art Déco não está só nos prédios, mas na alma da cidade”, destaca.

Com o centenário, Goiânia reforça sua posição como um dos maiores centros vivos do Art Déco, ao mesmo tempo em que convida moradores e visitantes a redescobrirem sua história, arquitetura e cultura por meio de ações inclusivas e criativas.

Sair da versão mobile