A Klabin inaugurou em Piracicaba (SP) a maior e mais moderna fábrica de papelão ondulado das Américas, com investimento de R$ 1,56 bilhão e capacidade para 240 mil toneladas anuais.
A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, celebrou, em 27 de março de 2025, a inauguração de sua nova unidade em Piracicaba (SP). Com um investimento de R$ 1,56 bilhão, a Unidade Piracicaba II é a maior e mais moderna fábrica de embalagens de papelão ondulado da América Latina. Com capacidade de produção de 240 mil toneladas de papelão ondulado por ano, equivalente a 421 milhões de m² de embalagem, a fábrica também é um marco na Indústria 4.0, integrando tecnologia e eficiência.

O evento contou com a presença de diversas autoridades e parceiros, como o presidente do Conselho da Klabin, Horacio Lafer Piva, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Durante a cerimônia, os participantes puderam visitar as instalações, que contam com equipamentos de última geração, como onduladeiras de 2,8 metros de largura e impressoras flexo folder gluer, além de um estoque vertical pioneiro na América Latina. Este estoque é capaz de armazenar 2,3 milhões de m³ de chapas de papelão ondulado, otimizando a logística e a produção.
Cristiano Teixeira, diretor-geral da Klabin, destacou a importância da unidade para o modelo de integração da companhia, que fortalece sua posição no setor. Ele ainda mencionou a localização estratégica da planta, que proporciona uma vantagem logística importante, agilizando a distribuição para diversas regiões do país.
Com mais de 100 mil m² de área construída e uma logística totalmente automatizada, a nova unidade representa um grande passo para a Klabin em termos de inovação e sustentabilidade, alinhada aos avanços tecnológicos da Indústria 4.0.