Em 26 de março, os Institutos Vini Jr. e Alok inauguraram o segundo CT Base Ancestral, desta vez na Escola Municipal Altiva Ana da Conceição, em Ituberá, Bahia. O projeto tem como objetivo enriquecer a educação pública, com foco em temáticas étnico-raciais e na inclusão de tecnologias educacionais.
A inauguração do Centro de Tecnologias Educacionais Base marca a expansão do projeto iniciado em Búzios, no Rio de Janeiro, e chega à Bahia com o propósito de transformar o aprendizado dos alunos. A escola recebeu um ambiente totalmente ambientado, refletindo a união entre o futebol e a música, representados por Vini Jr. e Alok. Além disso, o projeto conta com o Aplicativo Base e o Base de Dados, plataformas que monitoram o impacto da ação educacional.

Victor Ladeira, diretor executivo do Instituto Vini Jr., destacou a importância do projeto: “A iniciativa busca colaborar com a escola, tornando as aulas mais atrativas, conectadas aos interesses dos alunos e comprometidas com as questões étnico-raciais. O CT Base também oferece ferramentas educacionais inovadoras, como o Aplicativo Base, que envolve os alunos de forma interativa.”
A interação entre Vini Jr. e Alok no Aplicativo Base permite que eles motivem os estudantes em disciplinas tradicionais e na seção dedicada à Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). Além disso, o projeto oferece suporte contínuo aos professores e oficinas temáticas. Uma das novidades será o Movimento e Aprendizagem (Mov.A), que integra atividades esportivas com o conteúdo acadêmico, promovendo uma educação mais dinâmica.
Alok também compartilhou sua ligação com a região: “Ituberá tem um lugar especial em meu coração. A parceria com o Instituto Vini Jr. representa nossa contribuição para oferecer às crianças um aprendizado eficaz e alegre, além de dar aos professores mais ferramentas para seu trabalho.”
O Instituto Vini Jr. tem se destacado pela inovação e pelo apoio à educação pública desde sua criação em 2021. O foco do instituto está em três pilares: educação, tecnologia e esporte. A atuação é voltada para o fortalecimento de escolas e a criação de novas oportunidades de aprendizado para os estudantes do Ensino Fundamental.

Já o Instituto Alok, criado em 2020, apoia ações sociais com foco em natureza, desenvolvimento humano e culturas ancestrais. Ao longo de quatro anos, o instituto beneficiou mais de 1,6 milhão de pessoas no Brasil e em outros países, com projetos de inclusão digital, saúde e valorização de culturas.
O CT Base Ancestral em Ituberá não só representa um avanço no ensino das escolas públicas, mas também é um exemplo de como parcerias entre instituições e ídolos podem transformar a realidade educacional do país.