O chef franco-brasileiro foi um dos grandes nomes do último dia da 35ª edição da SRE Trade Show – Super Rio Expofood, realizada entre os dias 18 e 20 de março no Riocentro, na Barra da Tijuca.
Claude Troisgros, natural de Roane, na França, é formado pela Escola de Hotelaria Francesa e, em 1979, foi convidado por um amigo brasileiro a vir ao Rio de Janeiro. A princípio, trabalhou em um restaurante em Copacabana e, em pouco tempo, se tornou uma referência na culinária franco-brasileira. “Quando comecei a trabalhar no Brasil, eu já tinha toda a técnica, mas faltavam os ingredientes para recriar os pratos que conhecia. Foi aí que passei a observar os produtos locais e a incorporar os sabores brasileiros à minha”, relembra o chef.
A filosofia de inovação e de busca constante pela qualidade foi transmitida por seu avô, Jean Baptiste Troisgros, que também foi um ícone da gastronomia francesa. Jean Baptiste decidiu romper com a tradição de servir pratos à francesa em seu restaurante na cidade de Roane e começou a empratar os pratos preparados por sua esposa, uma mudança que marcou uma virada na culinária da família. Essa ideia de transformar e inovar seguiu sendo parte essencial do trabalho de Claude, que busca constantemente criar conceitos em seus pratos e espaços gastronômicos. “Estou sempre pensando em modificar algo, seja um prato, a criação de um novo espaço, ou até mesmo a decoração. A inovação é algo que sempre me move e gosto de criar novas experiências para os meus clientes”, afirmou o chef, destacando o espírito empreendedor que o acompanha desde seus primeiros projetos culinários.

A palestra de Claude Troisgros foi um dos momentos mais aguardados da 35ª Trade Super Rio Expofood, que contou com a participação de importantes nomes da gastronomia e do setor alimentício, refletindo a constante evolução e a busca pela excelência na culinária brasileira.
Promovida pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e pela Base Eventos, a 35ª edição da SRE Trade Show – Super Rio Expofood, que aconteceu até o dia 20 de março, no Riocentro, foi a maior da história, reunindo grandes players do setor supermercadista e food service, além de líderes empresariais e autoridades. Com o tema “Além do essencial”, o evento tem um espaço dedicado a conteúdos inovadores, networking e oportunidades de negócios, com a expectativa de movimentar R$ 6 bilhões.
O presidente da ASSERJ, Fábio Queiroz e o diretor da Base Eventos, Jerônimo Vargas, apresentaram as novidades da Super Rio Expo Food ao presidente da Câmara dos Vereadores, Carlo Caiado, e à vereadora Rosa Fernandes, lideranças políticas do Rio de Janeiro.
Programação intensa e espaço para inovação
Durante o evento, importantes nomes passaram pelo palco da Convenção das Américas, como o do presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, o ex-jogador de futebol Zico, a ginasta olímpica Rebeca Andrade, o chef Claude Troisgros, Aaron Ross, Arthur Igreja e Dimas Dantas.
Os visitantes também conferiram o SRE Square, um dos espaços mais disputados do evento, que trousse experiências interativas com marcas líderes do setor. Além disso, espaços como Agro Business e Gourmet Show Arena proporcionou demonstrações, workshops e insights sobre as tendências do setor.
Com um mix de conhecimento, negócios e networking, a SRE Trade Show – Super Rio Expofood reafirmou seu compromisso em ir “Além do essencial”, tema desta edição, trazendo inovações que impactam diretamente o futuro do varejo.
Os mega números da SRE TRADE SHOW – Super Rio Expofood
Os números reforçaram o sucesso do melhor evento B2B das Américas. Na edição anterior, a SRE recebeu 68 mil visitantes, 1.000 supermercadistas de 16 países, 500 marcas expositoras e gerou R$ 4,2 bilhões em negócios. A edição deste ano é ainda mais grandiosa, com expectativa de bater os R$ 6 bilhões.
- Mais de 500 marcas expositoras, distribuídas nos pavilhões, apresentaram suas ativações e experiências inovadoras.
- A SRE Square ocupou um total de 2.000 m² e destacou o tema do evento “Além do Essencial”, onde grandes marcas promoveram experiências aos visitantes, estimulando bons negócios.
- A Convenção das Américas, promovida pela ASSERJ e pela Associação das Américas de Supermercados (ALAS), teve um palco inovador com palestras simultâneas.
- Gourmet Show Arena: aulas-show e degustações conduzidas por chefs renomados.
- Agrobusiness: área que conectou empresários do agronegócio, pequenos produtores e iniciativas públicas e privadas.
- Lounge Premium: espaço exclusivo para as principais autoridades do setor.
- Entrada VIP: pelo pavilhão 3.
A edição 2025 da SRE Trade Show – Super Rio Expofood teve o patrocínio ouro da Marquespan Alimentos, Friboi, Seara, Caixa, Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e do Governo Federal. A Coca-Cola e o Sebrae foram os patrocinadores prata, tendo o Sesc RJ e a Scanntech como patrocinadores bronze.