Segundo pesquisa da Mordor Intelligence™ Industry Reports Source, a taxa de crescimento anual do setor é de 4% até 2030, podendo chegar a US$23,76 bilhões
O período pós-pandêmico trouxe diversas mudanças comportamentais em gerações como Millennials e Gen Z, como a popularização de atividades ao ar livre, após o isolamento social e a busca por experiências inovadoras, imersivas e interativas. Isto contribuiu para o crescimento global das pistas de boliche. Entretanto, o boliche não é apenas uma atividade de lazer, mas também uma excelente estratégia para negócios que desejam se diferenciar e aumentar seu faturamento.
O mercado de boliche tem se consolidado como uma opção assertiva de investimento para empreendedores em todo o mundo. Estima-se que o setor movimente US$ 19,56 bilhões em 2025, com uma previsão de crescimento para US$ 23,76 bilhões até 2030, o que representa uma taxa de crescimento anual composta de quase 4% entre 2025 e 2030, de acordo com pesquisa da Mordor Intelligence™.

A expansão do mercado global de boliche é impulsionada pela renda disponível e pela mudança nas preferências dos consumidores que, cada vez mais, buscam alternativas de entretenimento para toda a família. É o caso da pizzaria e sorveteria Boneco de Neve, que implementou o boliche em suas instalações em Rio Branco, Acre, atraindo uma clientela diversificada e impulsionando suas vendas em 30%, principalmente durante os fins de semana. “Nós visualizamos que o boliche traria algo diferenciado, abrangendo toda a família, independentemente da idade. O boliche agregou uma vantagem única e se tornou um ‘brinquedão’ para adultos”, afirma Shirley Gonçalves. Para Vivian Galvão, Gerente de Marketing do famoso Rock & Ribs em São Paulo, as pistas vão além do tradicional serviço de restaurante. “Essa novidade atrai novos públicos, especialmente famílias e grupos de amigos em busca de diversão em um só lugar, agregando valor à nossa marca e posicionando-nos como referência em entretenimento e gastronomia”.
Para Tironi Paz Ortiz, CEO e fundador da Imply Tecnologia, referência mundial no desenvolvimento de boliche, as pistas vão muito além da atratividade. “Nossos clientes constataram que o Boliche aumentou significativamente o fluxo de pessoas em seus estabelecimentos. Além disso, o público passa mais tempo e consome mais no local, resultando em aumento imediato no faturamento e rápido retorno de investimento.
É o caso do Marciano’s Burguer, em Porto Alegre, que alega um crescimento aproximado de 50% no ticket médio após a instalação do Boliche. “Observamos um aumento considerável na procura pelas pistas de boliche, e, consequentemente, um aumento no lucro, pois elas consomem o tempo todo”. Márcio Silva, proprietário do Meta Bowling, no Rio de Janeiro, tem a mesma visão. “O Boliche não só aumenta a visibilidade do empreendimento, mas também se torna uma importante nova fonte de renda e faturamento.
Além da experiência proporcionada pelas pistas, a inovação tecnológica também atua para o desenvolvimento deste mercado. Empreendimentos que buscam um diferencial passam a procurar formas de incorporar pistas de boliche desde sua inauguração, como, por exemplo, o The Bowler, em Passo Fundo – RS, que foi inaugurado há 10 meses e apostou em seis pistas interativas, descrevendo a implementação como sendo o início de uma possível franquia, todas contando com as pistas. As pistas de boliche interativas contam com projeções de efeitos visuais em 3D com inteligência artificial, que interagem com as pistas e bolas em tempo real.
Muito além dos empreendimentos de shoppings e restaurantes, o boliche está cada vez mais presente em residências. O Parque Global, por exemplo, considerado o maior projeto imobiliário da América Latina, é um dos condomínios luxuosos de SP que implementou as pistas de boliche. “As pistas estão fazendo sucesso entre os moradores e possíveis investidores, que entendem o potencial do boliche na valorização no imóvel”, diz André De Marchi, diretor-geral do Parque Global. O famoso youtuber Luccas Neto, que possui uma luxuosa propriedade de quatro andares, avaliada em R$30 milhões, também aderiu às pistas de boliche. Entre muitos outros fatores, parte do valor do imóvel se dá por conta das pistas de boliche, que foram feitas de forma totalmente personalizada.
Segundo Tironi, “Desenvolvemos pistas de boliche customizadas. Com um espaço a partir de 9 metros, já é possível ter uma pista de boliche e se tornar um pólo de entretenimento. O investimento nesse setor, que continuará em expansão, pode ser uma excelente alternativa para quem busca um retorno sólido e um diferencial competitivo. Oferecemos modelos facilitados com baixo investimento e alto retorno. O operador paga apenas uma taxa de instalação e já começa a faturar sem grandes custos”. A empresa já implementou milhares de pistas que estão presentes na América do Sul, América Central e do Norte, Europa, Ásia, Oceania e África, dominando o setor ao redor do mundo.