Projeto Prospera vai atender cerca de 3 mil pessoas, sendo 1,2 mil vagas destinadas para mulheres chefes de família
O Instituto Equatorial, em parceria com o Instituto BR, lançou o Projeto Prospera, iniciativa voltada para o fortalecimento do empreendedorismo e desenvolvimento sustentável de micro e pequenos negócios. O projeto mantido pelo Grupo Equatorial visa a capacitação gratuita de pequenos e médios empreendedores, nos sete estados onde o Grupo atua: Maranhão, Piauí, Alagoas, Pará, Amapá, Goiás e Rio Grande do Sul.

O projeto teve início no Maranhão, com a inauguração da Casa Prospera, no Polo da Liberdade, maior quilombo urbano do Brasil, onde vivem mais de 160 mil pessoas. Lá, serão oferecidas 428 vagas para capacitação e consultorias especializadas para formação de empreendedores. A previsão é que até abril sejam inauguradas casas nos outros seis estados que a Equatorial possui concessão.
“O Prospera é um projeto que nasce com o compromisso de transformar o cenário do empreendedorismo local. A ideia é ter um espaço acolhedor que ofereça ferramentas e conhecimentos essenciais para que pequenos e microempreendedores possam crescer e se consolidar no mercado. Mais do que um programa de capacitação, o projeto é um movimento de fortalecimento econômico e social”, afirma Janaína Ali, coordenadora do Instituto Equatorial.
Capital semente – O Projeto Prospera vai oferecer cursos de gestão financeira, marketing digital, inovação e estratégias de sustentabilidade, totalizando mais de 500h horas de carga-horária. Em 2025, a expectativa é de que 3 mil vagas sejam abertas para empreendedores nos sete estados participantes, sendo 1,2 mil voltadas para mulheres chefes de família.
Além das ações de capacitação, o Projeto Prospera irá premiar os melhores projetos de cada estado. Serão selecionados 210 participantes para receber o “Capital Semente”, um aporte estratégico que ajudará o empreendedor a se estabelecer no mercado. Outros 30 prêmios serão concedidos àqueles que se destacarem com projetos inovadores na área de eletromobilidade, reforçando o compromisso da iniciativa com a sustentabilidade e o desenvolvimento tecnológico.
Para se inscrever no Projeto Prospera é necessário ser maior de 18 anos, residir no estado onde ocorrerão as aulas e ter o desejo de empreender ou já estar atuando no empreendedorismo. As inscrições para São Luis-MA já estão abertas e podem ser feitas através do link na bio do perfil do Instagram @institutoequatorial.