Na data que celebra o Dia de São Valentim, o casal Ana Piku e Alexandre Silva, da PikurruchA’S, comentam que o amor e o empreendedorismo andam de mãos dadas à frente da confeitaria, que possui quatro unidades físicas em SP
Nesta sexta-feira (14), é celebrado o Dia de São Valentim – Valentine’s Day, em inglês – e, apesar de não entrar no calendário brasileiro, a data ganha, a cada ano, mais adeptos. Para celebrar a data, considerada o dia do amor, Ana Piku e Alexandre Silva, casados e proprietários da PikurruchA’S – referência em proporcionar experiências memoráveis aos clientes por meio de sabores únicos, decorações em tons de rosa e mais de 50 variações de doces e sobremesas, além de drinks e opções salgadas que encantam os olhos e o paladar e cuja unidade no bairro de Perdizes é considerada a maior da América Latina, com 1000m² – compartilham sobre os ônus e os bônus de como unir a vida pessoal e profissional.
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À frente do primeiro restaurante especializado em sobremesas de São Paulo, lançado em 2013, eles compartilham como a parceria dentro e fora do trabalho tem sido essencial para o sucesso do negócio. O casal, que está junto há 17 anos, sempre teve a vontade de empreender. “Desde que nos conhecemos, tínhamos um propósito em comum, que era empreender. Nada concreto, em qual ramo seria, quando seria e como aconteceria, mas a vontade de ter nosso próprio negócio era mútua”, conta Ana Piku. A oportunidade surgiu de uma necessidade vista diante da festa de casamento. “Na época em que nos casamos, o brigadeiro gourmet estava no auge, mas não tínhamos orçamento para incluir na celebração, então, colocamos a mão na massa e fizemos os brigadeiros da mesa de doce e assim vimos uma oportunidade de começar um trabalho diferenciado e com a união do nosso propósito”, reforça.
Mas, como equilibrar a vida de casal com os desafios da sociedade? Alexandre pontua que a dependência em não tomarem decisões individuais e levarem o trabalho para o âmbito pessoal estão entre os desafios de conciliar uma vida a dois, tanto nos negócios quanto na vida de casal. “Estar ao lado da Ana no desafio de gerir um negócio faz com que as decisões a serem tomadas sejam mais assertivas, uma vez que estamos focados em atingir os mesmos resultados e objetivos. Fazer parte do mesmo nicho e compartilhar do mesmo momento de networking são pequenos prazeres que compartilhamos, afinal, visamos o mesmo crescimento, seja ele estratégico ou financeiro”, comenta o empresário.
Com o passar dos anos, a relação profissional entre o casal foi alcançando patamares mais sólidos e, com isso, veio também a decisão de separar as funções que cada um iria exercer dentro da confeitaria. “Atualmente, o Alexandre fica totalmente com a parte administrativa e financeira, enquanto eu estou à frente do marketing, do desenvolvimento de produtos e, claro, da cozinha”, comenta Ana, que ressalta, ainda, que não existe receita mágica para fazer dar certo.
O casal, pais de três crianças – Catarina (7), Caetano (5) e Romeo (3) – conta que a união nos negócios fortaleceu ainda mais o matrimônio. “Hoje, existe um sentimento ainda maior de cumplicidade e companheirismo, seja qual for a situação. Quando começamos, não tínhamos nada e, ao longo dos anos, construímos e conquistamos nossas coisas juntos, não só em bens materiais, mas também no que diz respeito ao crescimento da mentalidade de fazer acontecer e de ir atrás do que merecemos. Como? Olhando para trás e vendo que sozinho, um sem o outro, não conseguiríamos chegar aonde chegamos”, ressalta Alexandre.
Parceiros nos negócios e na vida, o casal compartilha um pensamento para incentivar casais que desejam empreender juntos: “Resiliência e renúncia são as palavras-chave. Um precisa complementar o outro. Separe as funções principais e mais importantes, tenha isso bem definido e confie nas decisões dos parceiros”, finalizam os empresários, que, nestes quase 12 anos, construíram um verdadeiro império cor-de-rosa e foram pioneiros no conceito de restaurante de sobremesas, onde ela é o prato principal do espaço, com preparo e empratamento no momento do pedido, transformando a PikurruchA’S em referência no setor de confeitaria, com seis operações ativas, contando com a fábrica e a dark kitchen, e um time de mais de 100 funcionários diretos.