Esta edição do Ranking das Maiores Franquias e Microfranquias por número de operações no Brasil, divulgado anualmente pela Associação Brasileira de Franchising – ABF, mostra a consolidação dos líderes, a chegada de novas marcas e o avanço expressivo de alguns ramos. Destaque também para a elevação da “régua” para se estar entre as maiores: pela primeira vez, este número atingiu a marca de 400 operações nas 50 Maiores Franquias e 387 operações nas 20 Maiores Microfranquias. O volume somado de operações em ambos os rankings também subiu, crescendo 7% e 17%, respectivamente. Dezoito redes superaram mil operações e as quatro primeiras formam o seleto grupo acima de 2.000.
No Ranking das 50 Maiores, o “pelotão” da frente se consolidou com a liderança pelo terceiro ano consecutivo da Cacau Show (Alimentação), com 4.661 operações, com uma expansão de mais de 10% frente a um volume já expressivo em 2023. Mantendo as posições da lista anterior, em seguida O Boticário (Saúde, Beleza e Bem-Estar), com 3.746 operações, McDonald’s (Alimentação – Food Service), com 2.704 operações, e a rede Colchões Ortobom (Casa e Construção) somando 2.387 operações. Já a rede Lubrax+ (Serviços Automotivos) subiu do sexto para o quinto lugar, com 1.685 operações.
![](https://alexferraz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/unnamed-10-1.jpg)
Entre as Top 10 também se destacaram: OdontoCompany (Saúde, Beleza e Bem-estar), na sexta posição (1.577 operações); AM/PM (Alimentação), que subiu do oitavo para o sétimo lugar, com 1.450 operações; Óticas Carol (Saúde, Beleza e Bem-Estar), somando 1.408, também subiu uma posição, ficando em oitavo. Já as duas marcas que fecham o grupo das dez maiores são novidade nele e apresentaram os maiores saltos: a BR Mania (Alimentação) com 1.402 operações, avançou do 11º para o nono lugar, e a Shell Select (Alimentação), foi a rede que mais subiu posições entre as Top 10, saltando da 13ª para a décima, totalizando 1.264 operações e alcançando também a segunda maior variação positiva nele, 5,6%.
Tom Moreira Leite, presidente da Associação Brasileira de Franchising, afirma: “Quando analisamos os rankings, além da consolidação entre os líderes, notamos movimentos muito relevantes. Destaque para a força das chocolaterias, docerias e sorveterias que apresentaram um elevado nível de crescimento; o fôlego renovado de algumas redes de Moda, a força de negócios de conveniência e a disseminação de lavanderias”.
Marcas em destaque entre o 11º e 20º lugar e a primeira estreante
Entre as marcas que se destacaram no segundo bloco, Chilli Beans (Moda) avançou do 15º para o 12º lugar, totalizando 1.236 operações e variação positiva de 10,8%; a CVC (Turismo e Lazer) passou do 16º para o 13º, com 1.196 operações e o maior crescimento neste grupo, de 15,2%; a Oggi Sorvetes (Alimentação), com 1.109 operações registrou 10,3% de alta; o Bob’s (Alimentação) subiu duas posições, da 19ª para a 17ª, com 1.018 operações (1,6%), e o 19º lugar é da primeira das cinco marcas estreantes no Ranking, a Natura (Saúde, Beleza e Bem-Estar), que aparece já contando com 984 operações.
![](https://alexferraz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/unnamed-57.png)
Destaques entre o 21º e 50º lugar e mais estreantes
O terceiro e último bloco das 50 Maiores é liderado pela rede Chiquinho Sorvetes (Alimentação), que subiu do 23º para o 21º lugar, com 921 operações e variação positiva de 19,3%. A Lupo (Moda) alcançou uma das maiores expansões entre as Top 50, saltando de 552 para 806 operações (46,0%); a Kopenhagen, mesmo mantendo o 25º lugar, teve uma variação de 18%, passando de 672 para 793 operações. A rede Decor Colors (Casa e Construção) também avançou consideravelmente, da 42ª para a 34ª colocação e também com uma das maiores variações positivas, 36,3%. A rede Cresci e Perdi (Moda) subiu dois lugares, de 41º para 39º, de 466 para 559 operações, variação positiva de 20%.
Outra estreante, ocupando o 37º lugar, a rede The Best Açaí (Alimentação) alcançou o maior percentual de crescimento do Ranking, 54,0%, saltando de 370 para 573 operações. A Milky Moo Milkshakes (Alimentação), também pela primeira vez no Ranking, em 42º lugar, registrou, por sua vez, 54,9% de alta, de 337 para 518 operações, a segunda maior expansão entre as Top 50. A Chocolates Brasil Cacau (Alimentação), subiu da 46ª para a 44ª colocação. Na sequência, o Ranking é completado com duas marcas estreantes e altos índices de variação positiva: em 46º lugar, a Lavateria (Limpeza e Conservação), com 50,0%, subiu de 302 para 452 operações, e a Fini, em 50º, avançou de 290 para 400 operações, expandindo 38,0%. Confira a lista completa no final do texto.
Perfil das 50 Maiores
Mantendo a linha dos anos anteriores, 88% das marcas são brasileiras e o formato de operação predominante é o de loja, com 92% de participação. Além disso, marcas de nove segmentos compõem o Ranking ABF das 50 Maiores Franquias no Brasil por número de operações em 2025. Entre eles, três concentram a maior quantidade de redes: Alimentação (Food Service e Comércio e Distribuição) lidera, com 34% delas; Saúde, Beleza e Bem-Estar vem em segundo lugar (16%) e Moda (14%).