O presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Nadim Donato, recebeu a imprensa em entrevista coletiva na tarde de hoje (quinta) para falar sobre a acolhida a 107 brasileiros repatriados dos Estados Unidos que chegam no aeroporto de Confins por volta de 21 horas desta sexta-feira (07/02).
Donato explicou que serão disponibilizados aos repatriados hospedagem e alimentação no Sesc Venda Nova. Todas as despesas com transporte em Belo Horizonte serão custeadas pela Fecomércio MG.
“Entendemos que essas pessoas são de grande valor. Saíram do conforto das famílias para buscar crescimento profissional e melhores salários. Esses mineiros precisam retornar a Minas Gerais para reconstituir suas empresas e para o mercado que está necessitando de mão de obra”, pontuou o presidente. Donato acrescentou que ele conhece a coragem e a determinação dessas pessoas que foram buscar oportunidades no EUA porque conviveu com os brasileiros quando também foi um imigrante na região de Boston.
![](https://alexferraz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG-20250207-WA01813-1024x682.jpg)
Conforme Nadim, durante a hospedagem, equipe do Senac fará entrevistas com os repatriados para saber do interesse deles em fazer cursos profissionalizantes gratuitos. Entre as formações oferecidas, o presidente mencionou que são diversas voltadas para bar, hotel e restaurante. Caso haja interesse na abertura de microempresa pelo repatriado, haverá encaminhamento para o Senac ou Sebrae a depender do curso escolhido.
As acomodações que acolherão os repatriados são compostas de casas executivas com quatro suítes com capacidade para receber de três a cinco pessoas por quarto. Há ar-condicionado, frigobar abastecido com água mineral, TV e roupa de cama e banho disponíveis. Será oferecida pensão completa: café da manhã, almoço e jantar. Os hóspedes também poderão desfrutar de esporte e lazer disponibilizados no Sesc Venda Nova.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.
Podcast edinhotaon/ Edno Mariano