Alex Ferraz

Energy Hub Innovation Day será realizado no Rio de Janeiro e reunirá autoridades do setor de energia, inovação e startups

Businesspeople working in finance and accounting Analyze financial graph budget and planning for future in office room.

A programação do dia 13 de fevereiro prevê rodada de negócios, lança plataforma de investimento de 1 milhão de reais para aceleração de startups de energia do Brasil e celebra 5 anos do hub de inovação

Reunir investidores, autoridades nacionais e iniciativas inovadoras foi o mote da criação do evento Energy Hub Innovation Day, evento aberto ao público, que será realizado nesta quinta-feira (13), no espaço Arca Hub em Ipanema, no Rio de Janeiro. Com agenda dinâmica, a  programação inclui: rodadas de negócios, lançamento de plataforma para investimento, painéis temáticos e uma celebração em comemoração aos 5 anos de atuação do Energy Hub (EH) no Brasil. 

Confirmaram presença no Energy Hub Innovation Day agentes do mercado energético e da inovação aberta, como o ex-Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, Raphael Moura da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Rodrigo Souza da Petrobrás, Daniela Hartmann (CNPC), entre outras autoridades. 

Energy Hub Innovation Day tem entrada franca e será realizado no Arca Hub em Ipanema, Rio de Janeiro

Na ocasião, Ana Claudia Bonilauri, assumirá oficialmente a diretoria executiva do EH. “Assumir uma posição estratégica no Energy Hub, aos 5 anos do projeto, é um marco na minha trajetória de 30 anos no setor energético. O Energy Hub tem como propósito conectar empresas e startups para impulsionar a inovação no setor e a transição energética. Agora, este passa a ser meu desafio também – expandir ainda mais a atuação do hub, contribuindo para que o Brasil seja protagonista no panorama energético mundial”, afirma.

Armando Winter, CEO do Energy Hub Ventures anuncia plataforma de equity crowdfunding

Ana Cláudia tem trajetória profissional de quase três décadas, em cargos de gestão na área de energia. Além de ter atuado durante muitos anos como executiva na Petrobras, tem história na Vibra e na Deloitte, é sócia da Open Source Consultoria Empresarial e conselheira da distribuidora de combustíveis uruguaia Nexzur e membro da Comissão de Sustentabilidade e Clima do IBGC. “Somos o maior hub de startups de energia do Brasil, e nosso objetivo é expandir conexões, acelerar novas tecnologias e consolidar nossa posição como referência em inovação energética. O setor avança rapidamente, exigindo soluções inovadoras e colaboração entre os principais players do mercado”, conclui.

Luiz Mandarino, co-fundador e COO do Energy Hub e idealizador do Energy Hub Ventures​​.

Para Luiz Mandarino, COO do EH, a experiência de Bonilauri, somada à credibilidade e ampla rede de relacionamentos no setor energético, são fatores que vão impulsionar ainda mais as iniciativas de todo o ecossistema no Brasil. “Ana é reconhecida pela qualidade e histórico de trabalho no setor de energia, são anos de experiência com liderança, no desenvolvimento de novos negócios e em fusões e aquisições”, celebra a vinda da nova executiva. A passagem de bastão entre os executivos será realizada diante de toda comunidade, grupo de investidores e mantenedores. 

Marco histórico e consistência

Desde a fundação do Energy Hub, em 2020, a iniciativa vem impulsionando a integração da inovação e da energia nacional, promovendo a conexão entre startups, empresas e agentes públicos do ecossistema de energia, com o objetivo de apoiar a transformação digital e a inovação aberta. Com uma comunidade de aproximadamente 14 mil pessoas, em 2025 o hub alcançou o marco histórico de 200 startups conectadas, com foco nos eixos da energia e da transição energética. 

Neste quinto ano de atuação do hub, Mandarino revela que a iniciativa se consolidou e conquistou uma taxa média de crescimento anual (CAGR) de 82%. “Esse número demonstra a consistência das ações do Energy Hub mesmo diante de adversidades mercadológicas globais, como foi a pandemia do Covid-19. Muito rapidamente adaptamos o nosso plano de negócio para dar assistência às startups que precisavam de suporte,  orientação e investimentos naquele momento crítico global”, relembra.

Ana Claudia Bonilauri, executiva do setor de energia há 30 anos, assume como Diretora Executiva do Energy Hub

Ecossistema de inovação

O Energy Hub é responsável há quatro edições pelo Energy Hub Summit no Rio Innovation Week (RIW), um dos maiores eventos de inovação para o setor de energia. Em 2022 o hub atualizou o modelo de negócios e lançou o Energy Hub Ventures, eixo de trabalho para tracionar investimentos para startups e construir soluções adequadas às necessidades de mercado, de forma ágil, para contribuir com o aumento da densidade e da maturidade das startups ativas e reconhecidas pelo mercado de energia e sustentabilidade. 

Armando Winter, CEO do Energy Hub Ventures, explica que durante o Innovation Day, será anunciado uma ação inédita com a KATE, para democratizar e facilitar o acesso a investimentos em startups inovadoras por meio de uma plataforma de equity crowdfunding homologada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), trazendo mais de 1 milhão de reais em recursos. 

Segundo Winter, essa iniciativa permite que investidores adquiram participações societárias em empresas emergentes, assegurando total conformidade com a legislação vigente. “A plataforma irá prestigiar startups e investidores de todo o Brasil. E com acesso a investimentos, soluções dedicadas à transição energética vão ganhar o mundo, impulsionando o empreendedorismo brasileiro e a capacidade criativa e disruptiva que temos aqui”, afirma. 

Para além do anúncio durante o Innovation Day, Armando convida potenciais investidores a participarem de uma agenda exclusiva para detalhamento e apresentação da oferta pública de ações e modalidades de investimentos que serão trabalhados em 2025. O encontro é o ‘Almoço Invest Energy Hub Ventures’ e será realizado dia 14 de fevereiro (sexta-feira). Os interessados devem se inscrever aqui. (https://lu.ma/rxmf95ei

Vinicius Portes Giglio, sócio-fundador da KATE, empresa parceira na iniciativa da plataforma de equity crowdfunding, oferecer liquidez a investimentos alternativos, que antes eram restritos a grandes investidores, será o diferencial deste lançamento. “Essa parceria com a Energy Hub Ventures reafirma nosso propósito em facilitar o acesso ao capital a empresas inovadores e oferecer aos investidores um ambiente seguro para realizar suas transações”.  

O Energy Hub Ventures iniciou 2025 com um portfólio diversificado de 22 startups, abrangendo áreas como inteligência artificial, carregadores elétricos, realidade aumentada e virtual, energia por assinatura, descarbonização, sensores IoT e soluções financeiras para o setor elétrico. As empresas estão distribuídas por todas as regiões do Brasil, além de duas internacionais, situadas na Espanha e Inglaterra, fundadas por brasileiros.

Programação Energy Hub Innovation Day 

Além de todas as novidades, ainda durante o Innovation Day, novas parcerias do Hub estarão presentes para agregar valor à comemoração e ao networking. Entre os parceiros confirmados estão a Câmara Americana de Comércio para o Brasil – AmCham, o Cluster Tecnológico Naval, o IBI-Tech, empresa que conecta o mercado brasileiro com o ambiente empreendedor de Israel o escritório de advocacia Faveret Advogados e Montellano IP, especializado em propriedade intelectual, e o mais novo mantenedor do Energy Hub, a Imagem Geosistemas, fornecedora de dados geo-referenciados para o setor. Durante o evento, os desafios futuros e boas práticas que revolucionam o mercado serão debatidas em painéis estratégicos. “Este evento marca um momento importante para refletirmos sobre o impacto gerado e planejarmos os próximos passos para construir um setor energético ainda mais inovador”, afirma Luiz Mandarino.

Com o intuito de gerar novas oportunidades, a Rodada de Negócios reunirá possíveis investidores e autoridades presentes para conhecer as 10 startups selecionadas, que durante o momento de fala (pitches) vão apresentar as respectivas soluções. A startups selecionadas estão Atlas Inovações, Electy, Enermatch, Fu2re, Pix Force, Hybrid AI, MindSim, Vennx, Media Glass e Vox Epower, todas elas caracterizadas por possuirem muito boa tração no mercado.

No período da tarde, serão realizados painéis de discussões sobre o eixo da inovação e energia, incluindo temas relevantes como Estratégias de Propriedade Intelectual, Open Innovation, Intraempreendedorismo e Liderança e CVCs . A entrada no Energy Hub Innovation é franca à população e imprensa carioca, porém o número de vagas é limitado, por isso é necessário garantir o seu lugar clicando neste link

Serviço

Evento Energy Hub Innovation Day

Entrada franca – inscreva-se aqui: https://www.sympla.com.br/evento/energy-hub-5-anos-energizando-inovacoes/2800341

Data: 13 de fevereiro

Horário: A partir das 8h30

Local: Arca Hub – Rua Jangadeiros, 48, No prédio da Oi, segundo andar., Ipanema, Rio de Janeiro (RJ). 

Contato para informações: https://saidopapel.com.br/energy-hub/ 

Programação Energy Hub Innovation Day

Manhã:

08h30 – Welcome Coffee

09h30 – Abertura da dinâmica

10h00 – Início dos pitches

12h30 – Final dos pitches

Tarde:

14h00 – Welcome Coffee

14h30 – Painéis 

17h35 – Encerramento e networking

Noite:

18h00 – Apresentação especial: “5 anos Energy Hub”

19h00 – Coquetel de celebração


Sobre o Energy Hub 

Reconhecido como o maior hub de startups de energia do Brasil, o Energy Hub promove iniciativas que conectam mais de 190 startups ao mercado, com 4 (quatro) grandes mantenedores do setor (Constellation, Energisa, Neoenergia, Repsol Sinopec e Imagem Geosistemas),  realizam eventos de impacto como o Energy Hub Summit e colaboram com parceiros globais para acelerar a inovação no setor energético. 

A iniciativa integra o grupo Sai do Papel, que apoia startups, corporações e investidores com soluções inovadoras. Fundada por Carlos Júnior, considerado um dos dez melhores mentores do Brasil segundo a Associação Brasileira de Startups, e por Luiz Mandarino como COO e idealizador do Energy Hub Ventures, o grupo opera três unidades de negócios — SdP Innovation, SdP Capital e SdP Hubs — formando um ecossistema que já impulsionou mais de 200 empresas. A SdP também é responsável pela curadoria do Rio Innovation Week, maior evento de inovação da América Latina. Mais informações em www.saidopapel.com.br.

Sair da versão mobile